Conselheiros Efetivos

Presidente do CRA-RJ
Adm. Wallace de Souza Vieira

Presidente do Instituto de Administração do Rio de Janeiro (IARJ) e um de seus criadores. Foi conselheiro do CRA-RJ entre os anos 1991/2003, exerceu mandato de vice-presidente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional no biênio 2007-2008. Foi presidente da Instituição no biênio 2009-2010 e novamente conselheiro em 2011-2014. Além de Administrador, tem graduação em Ciências Biológicas; Direito; formação psicanalítica com especialização em Socioanálise (Ibrapsi); pós-graduado em Gerência Geral (PUC/Rio) e especializado em Administração de Centros de Educação Profissional e Corporativa no Centre for Advanced Technical and Vocational (ONU-OIT/Itália), além de estágio no setor de sua especialização em organizações público-privadas dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Espanha, Itália, França, Inglaterra e Alemanha. Desenvolveu consultoria para organizações importantes no Brasil e no exterior (México, França e Moçambique). Obteve premiações internacionais. Foi diretor de Recursos Humanos e Organizacionais e presidente da Cia. Brasileira de Trens Urbanos; diretor de Administração da Rede Ferroviária de Seguridade Social e chefe do Departamento Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos da RFFSA.

Vice-presidente de Administração e Finanças
Adm. Carlos Roberto Fernandes de Araujo

Doutorando em Administração (Universidade de Rennes – França). Graduado e Mestre em Adm. Pública (FGV-EBAPE). Diretor de Administração – ABCA. Conselheiro de Administração – Casa Ronald McDonald. Coordenador da Comissão de Finanças do CRA-RJ. Conselheiro da IPMA Brasil. Avaliador de artigos em congressos. Avaliador institucional do EQUAA (Education Quality Acreditation Agency). Consultor. Desempenhou, dentre outras funções: Assessoria da Diretoria – Fundação Casa de Rui Barbosa, Assistência Financeira da EBCT – Correios; Assessoria de Planejamento e Orçamento, além da superintendência-adjunta da Fundação EDUCAR; superintendência de Administração e Finanças da CVM. Professor da FGV-EBAPE. Coordenador do Curso de Administração e Subreitor da UNESA. Diretor do Centro de Gestão e Negócios do Grupo Estácio. Presidente da Comissão de Avaliação do MEC. Vice-presidente de Administração e Finanças e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do CRA-RJ. Representante do Rio de Janeiro e Diretor de Administração e Finanças da Angrad.

Vice Presidente de Fiscalização
Adm. Francisco Carlos Santos de Jesus

Administrador, Advogado. Habilitado como Mediador, Árbitro e Perito. Atual Coordenador da Comissão Especial de Perícia Judicial, Extrajudicial e Administração Judicial do CFA. Foi Secretário e Vice-Presidente de Fiscalização e de Registro do CRA-RJ. Representante do CRA-RJ em comissões, dentre elas do Ministério do Trabalho – TRABALHO DECENTE; o Grupo do CFA/OIT/Nações Unidas – TRABALHO DECENTE; CFA – GESTÃO PÚBLICA; Membro de Comissões do CRA-RJ; ex Conselheiro do Conselho Empresarial de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ACRJ. Foi Presidente da Comissão Eleitoral, Consultor/Palestrante e Coach junto ao Sebrae, Senai e Senac por mais de 20 anos. Conselheiro da OAB/RJ. Professor das Faculdades AVM e Redentor. Ex assessor do TCE-RJ, ocupou cargos de alta gestão junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro dentre eles de Subsecretário de Planejamento e Captação de Recursos. Foi Assessor Parlamentar na Câmara Municipal-RJ, no Senado Federal e na Assembleia Legislativa-RJ. Acadêmico da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais – ANE.

Adm. Reginaldo Souza de Oliveira

Analista de Gestão, Administrador CBTU/AC Cia Estadual de Engenharia, Transporte e Logística – Central Logística. Analista de segurança. Banco Bozano, Simonsen Banco Real Banco do Comercio e Indústria de São Paulo Banco Residência Empresa Brasileira de Filmes – Embrafilme.

Adm. Renata Motta Vasconcellos

Administradora, Psicanalista, Consultora, Palestrante e Professora nas Áreas de atuação de Administração, Recursos Humanos, Qualidade. Atuação profissional na Actuality Consultoria Empresaria 2005, como Fundadora, Diretora, Administradora e Consultora, tendo como principais atividades o desenvolvimento dos projetos, consultorias, treinamentos e palestras. Atuou na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas entre 2005 e 2012, como consultora convidada e Membro do Comitê Técnico CB25 desde 2005; atuou no Sebrae RJ – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas entre 2003 e 2006, como consultora e instrutora. Também Membro da Comissão da Mulher Administradora do CRA-RJ; ex- coordenadora da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ. Durante sua experiência profissional como instrutora e professora, treinou e lecionou mais de 4 mil pessoas e, como consultora, atuou em mais de 300 empresas.

Adm. César José de Campos

Administrador (UFRJ/FEA 1972). M.Sc. Engenharia de Produção/área inovação e gestão (Coppe/UFRJ). MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (Coppe/UFRJ). Experiência profissional de 10 anos em RH, no setor privado. Desde 1984, assumiu diversos cargos de gestão como servidor público do Estado do Rio de Janeiro: diretor de Administração e Finanças da Feema (atual Inea); Chefe de Gabinete da Presidência da Alerj; Diretor Comercial e Diretor Financeiro da Cedae; Vice-presidente do Detran-RJ; Subsecretário Administrativo da Secretaria Estadual de Segurança Pública; Coordenador-geral do Programa Delegacia Legal (Fases I e II) e Subsecretário Estadual de Obras de Segurança Pública. É Membro da Comissão Especial de Gestão Pública do CRA-RJ e autor de livros.

Adm. Elizabeth da Costa Bastos

Vice-presidente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional
Adm. Elizabeth da Costa Bastos

Mestre em Administração (Unesa). Especialista em Gestão pela Qualidade Total (UFF). Graduada em Administração. Possui 27 anos de experiência profissional em campos diversos da Administração (gestão, estratégia, marketing e Recursos Humanos). Foi gestora da ouvidoria na Rio Sul Linhas Aéreas/Varig e gestora de comunicação interna, na VEM/Varig/TAP. No CRA-RJ, coordenou eventos nacionais e internacionais, além de projetos diversificados nas Comissões Especiais. No período de 2013 a 2016, foi Administradora na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e gestora da equipe de atendimento da área Internacional. Professora dos cursos de Graduação e pós-graduação da Unigranrio (2012/2016). Desde Fevereiro/2016, é Administradora na empresa Furnas Centrais Elétricas S. A. No CRA-RJ é Conselheira, foi vice-Presidente de Registro Profissional, membro da Câmara de Educação, Estudos e Pesquisas, e integra as Comissões de Administração em Serviços da Saúde e da Mulher Administradora.

Adm. Mara Darcy Biasi Ferrari Pinto

Especialista em Gestão, graduada pela EBAP-FGV, programa em nível de pós graduação em administração pela UCLA, Estados Unidos. É membro da ABCA-Academia Brasileira de Ciência da Administração onde exerceu a Vice-Presidência e atualmente compõe o Conselho Diretor. Experiência consolidada em assessoramento, coordenação e execução de programas de capacitação, de gestão pública e de desenvolvimento institucional no Brasil e no exterior, especialmente em países da América Latina e da África. Atualmente consultora de Projetos Especiais no IBAM e professora nos programas de MBA e do CIPAD da FGV na área de gestão municipal, desenvolvimento local, governo e cidadania. Foi professora por 10 anos no curso de graduação da EBAP e Ass. Téc. do IBAM.

Vice-presidente de Educação, Estudos e Pesquisa
Adm. Antonio Andrade

Professor – pesquisador da Unirio, pós-doutorado em Administração (Universidade do Porto –FEP) e Ciência da Informação (UFRJ-IBICT); doutorado em Engenharia de Transportes (Coppe/UFRJ), mestrado em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ) e Bacharelado em Administração (UGF). Especializações em Psicopedagogia (UCAM), MBA em Management (FGV), Sistemas de Informação (Unesa). Formação na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (ICELP – Jerusalém). Iniciou a vida profissional em 1977 sempre na área de serviços atuando em várias empresas no Brasil. Foi professor da PUC, Ibmec, Unesa, ESPM e FGV já tendo realizado treinamento e consultoria em várias organizações no Brasil e no exterior. Foi Conselheiro e vice-presidente de Educação, Estudos e Pesquisa do CRA-RJ (mandatos de 2005/2009 e 2010/2014); Revisor de periódicos científicos, autor de livros em Administração e voluntário da Casa Ronald McDonald.

Vice-presidente de Registro Profissional
Adm. Leocir Dal Pai

Doutor em Administração (Universidad Nacional de Rosario – UNR – Argentina), Mestre em Administração (Universidade Federal Fluminense – UFF), Especialização em Supervisão Escolar (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), em Sistemas de Informações (UFF) e em Aplicações Militares (Escola de Administração do Exército – Bahia), em Administração Pública (Universidad ESAN – Lima – Perú), cursou o Programa Superior de Administração do Exército do Perú (Escuela de Intendência – Lima – Perú), Aperfeiçoamento de Oficiais (Escola Aperfeiçoamento de Oficiais – Exército Brasileiro – RJ) e é bacharel em Administração e Ciências Contábeis (UFF). É coronel do Exército, do quadro de Administradores, sendo oriundo da primeira turma de oficiais da Escola de Administração do Exército; coordenador do Curso de Administração da Universidade Salgado de Oliveira (Niterói – RJ); consultor Ad Hoc do Min. da Educação (INEP); foi Conselheiro Federal Suplente pelo Estado do RJ e ex-conselheiro do CRA-RJ

Adm. Agamêmnom Rocha Souza

Integrante do Banco de Avaliadores do Inep/MEC; coordenador e docente do curso de Administração do Centro Universitário de Volta Redonda; membro do Conselho Fiscal da Angrad; membro-efetivo do Conselho Deliberativo e ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Administração do Rio de Janeiro; e avaliador da EQUAA – Education Quality Accreditation Agency.

Tecnólogo Waldir Irineu

Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Centro Universitário Augusto Motta – (Unisuam), Possui especialização – MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Veiga de Almeida (2013) e Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2011). Docente nos Cursos de Graduação Tecnológica de Recursos Humanos na UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA (RJ) e UNISUAM (RJ). Tem vasta experiência na Área de Administração, com ênfase em Gestão de Recursos Humanos, tendo atuado em todos os subsistemas de RH.

Conselheiros Suplentes

Adm. Paulo Roberto de Abreu Hollanda

Administrador de Empresas e Análise de Sistemas graduado em 1977, com Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, Gerência Avançada de Negócios, Administração de Empresas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas-RJ, bem como especialização em Financiamento de Projetos de Transportes e Organização & Métodos pela Fundação Getúlio Vargas-RJ, Estratégia e Planejamento Empresarial e Gerenciamento de Processos Organizacionais – Rummler-Brache Group. Especialista em Regulamentação, Desenvolvimento Organizacional com larga experiência nas áreas de Organização, Sistemas & Métodos, Auditoria Operacional, Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos e Assessoramento, com ênfase na elaboração de diagnósticos, propostas de intervenção, estruturação e modelagem organizacional, gestão e desenvolvimento de sistemas organizacionais sob enfoques distintos, 28 anos em atuação gerencial.

Adm. Manoel Francisco D’Oliveira

Administrador. Professor Universitário Representante do CRA-RJ responsável pela Casa do Administrador em Campos dos Goytacazes e Noroeste do Estado – RJ. Chefe do Gabinete do Diretor do Hospital Geral de Guarús Dr. Wilson Cabral Filho Foi perito judicial e Coordenador do CETEP – Campos dos Goytacazes.

Adm. Reinaldo Faissal

Mestre em Gestão Empresarial (FGV-RJ), Especialista em Docência Superior (Isep-RJ) e em Grafologia, Provas Situacionais para Seleção e Resolução Criativa de Desafios (ILACE-SP/CEF- NY). Bacharel em Administração. Diretor da Interface Profissional. Há mais de 40 anos atua em recursos humanos, em empresas de grande porte: FNM (Grupo Alfa Romeu), Sanvas, Elevadores Otis (United Technologies International), ABC Teleinformática (Telettra/Alcatel), Ficap (Ericsson). Mediador Empresarial (CBMAE-DF/CFA). Professor Assistente (Cesgranrio). Professor convidado cursos de Pós-Graduação, MBA e Corporativos (FGV, Ibmec-RJ, Faep-Sensar e Sindicato Rural, HSM–Educação, Instituto FA-7-CE, Inst. de Direito PUC-RJ, UniSociesc-SC, Unochapecó-SC e Universidades Corporativas Petrobras e de Transporte-UCT-FETRANSPOR). Foi Consultor da CGP (TV Globo – Projac) no Programa de Aperfeiçoamento de Líderes de Produção. Membro da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ. Autor do livro ‘Atração e Seleção de Pessoas’.

Adm. Carlos Eduardo Del Negro Sansone

Bacharel em Administração de Empresa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); MBA de Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua na Eletronuclear (GCI.A – Gerência de Contratação de Bens e Serviços); Sinaerj (Diretor Adjunto); NUCLEOS (Membro Suplente do Conselho Deliberativo (2012 – 2015) e Coordenador do Conselho de investimento ( 2010 – 2015). Membro do Conselho do CRA-RJ (suplente).

Adm. Clesio Guimarães Faria

Bacharel em Administração de Empresas (1978) registro CRA 01.11764-5 Pós graduação em Marketing e Comunicação Empresarial – Professor concursado do Sistema Estadual de Educação desde 1982 – Professor Universitário: Universidade Veiga de Almeida – Cabo Frio – desde 2003 – Diretor da Faculdade da Região dos Lagos-Ferlagos 1999 a 2001 – Coordenador de Curso e professor da Faculdade da Região dos Lagos (1998 a 2005) – Secretário de Fazenda do Município de Cabo Frio 2005 a 2012 – Empresário no setor de turismo e construção desde 1976 – Delegado responsável pela Casa do Administrador na Região dos Lagos desde 2000.

Tecnóloga Patrícia de Arvellos

Pós-graduada em Liderança e Coaching – Estácio, pós-graduada em Pedagogia Empresarial Estratégica Estácio, graduada em Gestão de Recursos Humanos – Estácio, especialização e formação em Grafologia, Grafopatologia. Profissional de Recursos Humanos com experiência de 25 anos em Administração de Pessoal, e domínio de toda rotina trabalhista e previdenciária dentro de uma Organização. Vivência em Atração e Seleção, Gestão de Benefícios, Remuneração e supervisão na gestão de saúde e medicina do trabalho realizada por empresa terceirizada. Atualmente, gerencia o setor de Recursos Humanos da Organização em que trabalha desenvolvendo o papel de consultora interna e multiplicadora de informações de assuntos trabalhistas, e previdenciário, eSocial na matriz e filiais.

Adm. Elioneide de Souza Silva Venâncio

Pós-Graduada em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela FGV, Graduada em Administração de Empresa e em Psicologia, certificada pela ANAC-Agência Nacional de Aviação Civil, como Facilitadora em CRM – Corporate Resource Management. Possui especialização em Jogos de Empresas pela FGV e pelo CEFE- Competência Econômica de Formação de Empreendedores, Auditora de Qualidade pelo IBQN – Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, Certificada, em Coach pela Lambent do Brasil, com Joseph O’Connor e Andréa Lages. Formação em Instrutores para Treinamento pela FGV Experiência na utilização de metodologias com abordagem multidimensional do ser humano e como coach. Atuou como participante e co-coordenadora do grupo CEIRES, da ABRH RJ. Participa do comitê gestor do grupo Movimento RH Rio e integrante da Comissão Especial de RH do CRA-RJ e vice- coordenadora da Comissão da Mulher é da Comissão de RH do CRA-RJ.

Adm. Fernanda Tauil

Graduação em Administração (Candido Mendes). Especializações em Administração Hospitalar (Universidade Federal Fluminense) e Administração das Casas Legislativas (Faculdade Integrada AVM). Ocupa cargos e funções públicas desde 1994, quando foi aprovada para Técnico Administrativo Administrador – Secretaria Estadual de Saúde/RJ. Desde 2007, é Assessora Parlamentar Gabinete Legislativo. Associada do Rotary Clube Niterói Praias Oceânicas em 2009, tendo ocupado a Presidência no período entre 2010 e 2011. Foi membro da Diretoria de Ação Social da Apamaia (Associação de Pais e Mestres do Instituto Abel, La Salle). Conselheira do Sindicato dos Administradores do Estado do Rio de Janeiro (2014/2017). É integrante da Comissão da Mulher Administradora do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (2013/2018).

Adm. Suely Santos Motta

Experiência de 12 anos em Coordenação de Curso de Graduação presencial (em Administração) e de 2 anos em coordenação de Pós-graduação. Experiência de 15 anos como Prof.ª Universitária e como Tutora de cursos de graduação, pós e MBA a distância. Experiência em elaboração de conteúdo para material didático de cursos a distância. Mestre em Gestão Empresarial – FGV; Pós-Graduada em Reengenharia, Gestão de Recursos Humanos e Complementação Pedagógica – Cândido Mendes. Na Frasce é professora assistente no Curso de Administração (desde 2013); no IBMR foi coordenadora adjunta de Administração (2013-2015), na Unigranrio foi coordenadora do Curso de Administração (2010 a 2015); na Unisuam foi coordenadora do Curso de Graduação em Administração (2004 A 2010); na Fundação Getúlio Vargas é tutora dos cursos FGV on-line (desde 2003) e foi assistente de Pesquisa (2003); na Sul América Seguros coordenou o Programa de Estágio e participou do Programa de EAD- 1997 a 2003.

Adm. Fátima Ribeiro

Administradora. Especializações em Gestão de Serviços de Saúde (ENSP/RJ e MBA FGV/RJ); Gestão de Recursos Humanos (Unesa); Gestão de Fundação Estatal (FGV/RJ) e de Hemocentros pela Faculdade Estadual de Pernambuco. Professora convidada em diversos cursos de Especialização e MBA. Em 2013, iniciou como docente no MBA em Saúde (FGV). Participou da equipe da FGV PROJETOS. Destaque em Administração pelo CRA-RJ em 2007. Homenageada pela Câmara Municipal de Vereadores pelos serviços dedicados à profissão de Administrador, em 2012. Funcionária Pública Estadual, atuou como Diretora Administrativa e de RH por 17 anos no Hemorio e em duas Unidades da Secretaria de Estado de Saúde. Atualmente, é Assessora Administrativa da Diretoria do Instituto Vital Brazil, coordenadora da Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde do CRA-RJ e integrante da Comissão de Estudos do Conselho Federal de Administração sobre a inserção dos profissionais de Administração na Saúde.

Adm. Firmino Carneiro

Graduado em Administração pela Universidade Gama Filho (1974), pós-graduado em Gestão da Qualidade pela FGV-RJ. Secretário da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ. Professor adjunto das Universidades Celso Lisboa e Estácio de Sá por 13 anos. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, Recursos Humanos e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerência Participativa, Relacionamento Interpessoal, Recrutamento e Seleção, Gestão de Pessoas, Prêmio Qualidade, Atendimento ao Cliente, Gestão de Call Center e Planejamento de Recursos Humanos. Realização de palestras em Seminários e Avaliador de Banca de TCC. Experiência em Gestão, Recursos Humanos, Marketing adquiridas em 30 anos no Sistema Telebras (Telerj).

Conselheiro Federal

Adm. Wagner Siqueira

É filho de Belmiro Siqueira (Patrono dos Administradores no Brasil) e durante os últimos 6 anos (2001-2016) foi presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), onde empreendeu uma firme e ampla luta em defesa do mercado de trabalho dos Administradores e dos Tecnólogos de Gestão. Seus posicionamentos no campo político-institucional, sempre independentes, lhe garantem a liderança da profissão em todo o Brasil. É o Diretor-Geral da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm), braço educacional do CRA-RJ.

É membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração (ABCA) e vice-presidente da Escolinha de Artes do Brasil. Também é membro efetivo da Assembleia do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e autor de mais de dez livros sobre Administração e de quatro outros sobre política e ação legislativa.

É palestrante internacional e detentor do prêmio Personalidade Educacional concedido pela Folha Dirigida em 2013. Foi presidente do Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro (Sinaerj) e da Federação Nacional dos Administradores (Fenae). E vice-presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais.

Foi vereador da cidade do Rio de Janeiro e deputado estadual, além de exercer diversos cargos na Administração pública do Estado.

Conselheiro Federal Suplente

Adm. Jorge Humberto Moreira Sampaio

Consultor em Gestão Pública e Licitação. Subsecretário de Gestão Pública da Secretaria de Administração da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro de 2005 a 2009. Assessor Especial da Presidência do Riocentro. Assessor Especial da Secretaria Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Ocupou cargos de direção na Cerj, Cehab e no Iperj. Conselheiro titular pelo Rio de Janeiro no Conselho Federal de Administração, ocupando o cargo de Diretor de Fiscalização de janeiro de 2015 a maio de 2016; vice-coordenador da Comissão Permanente eleitoral do CFA entre janeiro de 2015 e maio de 2016; coordenador da Comissão Especial de Ação Parlamentar do CFA entre janeiro de 2015 e dezembro de 2015; vice-coordenador da Comissão Especial de Ação Parlamentar do CFA entre janeiro de 2016 e maio de 2016. Em 2009 exerceu os cargos de membro da Câmara de Administração e Finanças e membro da Comissão Especial de Análise de Seguros em Geral e Previdência Privada do CRA-RJ.