Edgar H. Schein

I. O campo da psicologia na organização O desenvolvimento do campo – Forças no sentido do ponto de visto do sistema-Plano deste livro.

II. Problemas psicológicos nas organizações  O que é uma organização? – Uma definição funcional- Problemas psicológicos nas organizações formais – Recrutamento, Seleção, Treino e Distribuição de recursos humanos – (Como podem então ser desenvolvidas as políticas da organização e práticas sociais, de modo a permitirem uma conciliação entre as necessidades do indivíduo e as exigências da organização? – Como se poderá então equilibrar a via teste-selecção com a via estudo de tarefa e reajustamento da mesma às características do indivíduo, a fim de se conseguir tirar o máximo partido dos potenciais humanos úteis às organizações?) – A utilização dos recursos humanos – A autoridade, Influência e o Contrato Psicológica – Integração entre as partes da organização – Eficiência da organização – Problemas de sobrevivência, crescimento e capacidade de adaptação às transformações e sua orientação – Recapitulação.

III. Recrutamento, Seleção, Treino e Distribuição de tarefas Recrutamento, testos e selecção – Problemas de selecção e de testes – Estudo de tarefa e adaptação desta às características do indivíduo – A experiência de Havothorne – Os estudos do Instituto de Tavistock na indústria mineira – Conclusão – O treino – Problemas do treino– Problema especial de treina para contra-mestres e aperfeiçoamento de gestão O programa de treino para contra-mestres na Internacional Harvester – Um caso de conflito resultante do treina de chefia Sumário e conclusões.

Download

Ler versão Digital