A IV Convenção do Sistema CFA/CRAs teve início na noite de ontem (23), em Foz do Iguaçu, no Paraná, com a presença de convidados, equipes, conselheiros e presidentes do Conselho Federal e dos Regionais de Administração. O CRA-RJ fez a cobertura completa da noite, com transmissão ao vivo pela TV e Rádio CRA-RJ e postagens nas mídias sociais.

O tema da Convenção deste ano é “50 anos de conquistas: Os Administradores brasileiros cumprem o seu papel no desenvolvimento do nosso país”. Durante a solenidade, o papel das convenções foi lembrado como um espaço de reflexão e debates sobre tudo o que envolve a Administração frente aos desafios do cenário atual.

A abertura do evento contou com uma atividade artística, a apresentação do Coral da Itaipu Binacional, que cantou diversas canções e interpretou o Hino Nacional Brasileiro.

Na sequência, a mesa de abertura foi composta pelo presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello; o vice-presidente do CFA, Adm. Sérgio Pereira Lobo; o diretor de Relações Internacionais e Eventos, Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha, o diretor de Desenvolvimento Institucional do CFA, Adm. Adelmo Santos Porto; Adm. Antonio Carlos de Souza, presidente do CRA-SC; Adm. Gilberto Serpa Griebeler, presidente do CRA-PR; e a colaboradora do CRA-AC, Jéssica Pasa Borges.

O primeiro a falar foi o anfitrião e presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná, Adm. Gilberto Griebeler, que apresentou o propósito do evento e no que ele reflete:

“Essa convenção é uma reunião não só para passeios e lazer, mas sim para a troca de conhecimento e experiência com quem está ao nosso lado. O trabalho de todos vocês nos torna diferentes, então eu quero agradecer a presença de todos e lembrar que esse esforço reflete na qualidade da classe dos Administradores, disse o presidente do CRA-PR.

O Adm. Sérgio Pereira Lobo, vice-presidente do CFA também discursou. Ele falou sobre as melhorias ao longo dos anos do Sistema CFA/CRAs desde a sua criação e frisou que as realizações positivas precisam permanecer.

Em seguida, o presidente do CFA, Adm. Sebastião Mello, saudou a todos os presentes e ao Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro por estar transmitindo ao vivo todo o evento. Durante sua explanação, ele também falou sobre o Sistema CFA/CRAs, sobre a qualidade dos Administradores e inovações.

“O Sistema CFA/CRAs tem feito muitas melhorias e avanços. Mas ainda precisa melhorar em vários aspectos. Apesar de um grande número de inscrições em universidades, o ensino ainda é falho, por exemplo, quando recebe uma baixa qualificação no Enade. Esse é um dos aspectos que precisa ser mudado”, disse o presidente do CFA, completando ainda sobre como reverter esse quadro:

“Avaliações devem ser feitas constantemente, para rever nossas ações e mudar a realidade. Não temos que ter medo dessas transformações, pelo contrário. Devemos nos anteceder a elas e procurar meios de sempre inovar e então evoluir”, concluiu o Adm. Sebastião Mello.

A noite também foi marcada pela palestra de Jose María Gasalla, empresário e também ex-técnico da seleção de basquete da Espanha. A apresentação foi comandada pelo Adm. Antonio Carlos de Souza, presidente do CRA-SC.

Gasalla iniciou sua palestra brincando com a plateia.E até o final de sua performance, foi bastante lúdico com o convidado. Contou histórias e falou sobre o tema “Gestão por Confiança”, explicando como se aplica ao nosso dia-a-dia dentro e fora das organizações:

“Agimos conforme nossas crenças para realizar qualquer tipo de ação. E isso parte da confiança. Mas devemos saber administrá-la. A confiança cega é estupidez. Confiança inteligente é analisar o contexto para então tomar decisões”, disse o palestrante, ensinando como conquistar colaboradores e demais figuras:

“Se quer passar confiança, faça isso pelas suas atitudes, não por suas falas. Faça um auto-conceito. Ame-se a si mesmo, confie em si mesmo, pratique boas maneiras e então você também irá conquistar a confiança de todos a sua volta”, concluiu Jose María Gasalla.

Após sua apresentação, o palestrante cedeu uma entrevista ao vivo para a TV e a Rádio CRA-RJ, sobre sua condução e os conceitos da gestão por confiança. Mais de 3.000 ouvintes e espectadores assistiram à entrevista e à tudo o que aconteceu no evento.

A transmissão será feita também ao decorrer dos próximos dias de evento, além da cobertura nas mídias sociais e no site do Conselho. Fique ligado para saber tudo o que acontece na IV Convenção do Sistema CFA/CRAs!

Convenção 001 Convenção 008 Convenção 020 Convenção 028 Convenção 029 Convenção 038 Convenção 048 Convenção 056 Convenção 083 Convenção 090 Convenção 104 Convenção 137 Convenção 170 Convenção 184