Por Gabriel dos Anjos
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

Com os novos rumos, desafios e complexidades do mercado de trabalho, a Gestão por Competências se tornou um dos principais métodos administrativos na área de Recursos Humanos. Pensando nisso, o CRA-RJ oferece o curso “Gestão por Competências: implementação e resultados”, com o Adm. Elson Teixeira, professor da FGV, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de junho, das 17h às 21h, na sede da UCAdm, na Tijuca. O investimento total é de R$ 230,00 e profissionais registrados e adimplentes com o CRA-RJ e portadores da CEA na validade garantem 30% de desconto (R$ 161,00). 

Nos últimos anos, com o surgimento de novas demandas e metas no mundo profissional, a Gestão por Competências, que busca gerenciar todas as Competências Organizacionais e Profissionais, individuais ou coletivas, se tornou uma das principais ferramentas para os departamentos e setores de Recursos Humanos. Segundo o Adm. Elson Teixeira, professor e especialista sobre o assunto, as vantagens da implantação são inúmeras, sobretudo pelo aspecto financeiro para as organizações.

“Gestão por Competências tem vários benefícios. Primeiro, você ganha precisão nas informações, têm precisão específica de necessidades de competências por cada comportamento e cargo. Você ganha agilidade no momento em que treina o funcionário, e tem uma economia financeira muito grande porque você faz uma qualificação de acordo com a exigência de cada área”, comentou o Administrador.

No dia a dia das organizações, ao aplicar a Gestão por Competências, a figura do Gestor na implementação e consolidação do processo é fundamental. Justamente por isso, o profissional de Administração ganha cada vez mais destaque na área de Recursos Humanos. Para o Adm. Elson Teixeira, o Gestor, sobretudo do profissional de Administração capacitado, tem se tornado fundamental para o sucesso da iniciativa nas empresas públicas e privadas.

“O papel do Gestor é fundamental pelo seguinte: logo que surgiu esse movimento de Gestão de Competências, as consultorias especializadas faziam esse papel de implementar esta gestão. Hoje não é assim por várias razões. Se você implementa internamente economiza com consultoria externa, por essa razão, hoje o gestor tem a responsabilidade dele fazer esse movimento acontecer na sua área. Então cabe ao gestor a identificação das competências técnicas, comportamentais e legislativas na estrutura de uma matriz, e depois movimentar os seus funcionários para que o gestor possa conduzir esse processo de identificação de competências. Ele é um passo fundamental”, ressalta o Adm. Elson Teixeira.

Ferramenta fundamental

Além da qualificação do profissional da área de Gestão de Recursos Humanos, a implantação da Gestão por Competências também demanda artifícios e meios das organizações. Uma política efetiva de retenção de talentos para evitar a perda de mão de obra qualificada, como ressalta o Adm. Elson Teixeira, é uma das missões das empresas que implementam o processo. 

“É necessário que a empresa tenha um processo de retenção desses talentos porque pode acontecer de você qualificar o funcionário, e por um problema interno perder esse funcionário para o mercado, ou seja, você o treinou para o seu concorrente. Então, se faz necessário uma política efetiva de retenção de talentos”, explicou.

Prática 

Em 12 horas totais de qualificação, os participantes do curso “Gestão por Competências: implementação e resultados” poderão adquirir conhecimentos teóricos e práticos acerca do modelo de gestão para a área de Recursos Humanos. 

“Quem participar do nosso treinamento pode saber que vai sair daqui, não apenas com conhecimento teórico, mas com instrumentos que vão permitir ele a colocar isso em funcionamento na empresa caso necessário seja. Ele vai ter instrumentos efetivos de implementação, além de toda bagagem de conhecimento acadêmico que é passado durante as aulas”, reforça o Adm. Elson Teixeira. 

Garanta sua participação no curso “Gestão por Competências: implementação e resultados”, com o Adm. Elson Teixeira, clicando aqui. Profissionais e empresas registrados e adimplentes, além de estudantes portadores da Carteira do Estudantes da Administração na validade, devem entrar em contato com o e-mail [email protected] para pegar o cupom de desconto exclusivo. Os participantes do curso receberão certificado chancelado pela Universidade Corporativa do Administrador, que para os estudantes valerá como horas de atividades complementares.