Beatriz M. de Souza Wahrlich

Organizar é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa, define Fayol (1), que, logo após, torna mais precisa a sua ideia, dizendo: – “Organizar uma empresa é muni-la de tudo que é necessário a seu funcionamento, material, instrumental, capital e pessoal”. (2) Ainda mais esclarece Fayol o seu pensamento, ao assim dissertar sobre o assunto: Organizar é definir e estabelecer a estrutura geral da empresa tendo em vista seu objetivo, seus meios de funcionamento e seu andamento futuro tal como de terminado pelo planejamento; é conceber e criar as estruturas de todos os serviços que a compõem, tendo em vista a atribuição de cada um. É dar forma ao todo e a cada minúcia seu lugar; é elaborar a moldura e por dentro ela o conteúdo que lhe estava destinado. É assegurar uma exata divisão do trabalho administrativo, dotando a empresa somente das atividades consideradas essenciais e determinado cuidadosamente a esfera de cada uma delas. Na organização se traduzem, pois em fatos os conceitos teóricos do planejamento” (3).

Ler versão Digital