No terceiro dia (25) da IV Convenção do Sistema CFA/CRAs,   em Foz do Iguaçu, no Paraná, o público recebeu Rodrigo Fraga Massad, secretário executivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), para assistir à palestra “Avaliação dos cursos de bacharelado em Administração no âmbito do Inep e do Sistema CFA/CRAs”.

O palestrante falou brevemente sobre o Inep, instituição que conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no país e produz um sistema de informações que subsidia todo o processo de regulamentação exercido pelo MEC.

Em seguida, o palestrante falou sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade tem o objetivo de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Já o Sinaes, analisa as instituições, os cursos e também o desempenho dos estudantes.

“O Sinaes é de suma importância para avaliar a educação superior. O sistema completou 10 anos em abril, houve uma grande comemoração pelo desempenho e reuniões para fazer um balanço. Ao longo deste ano, acontecerão outros eventos para debater os avanços e as novas perspectivas do sistema”, disse o palestrante.

Além disso, Massad falou também sobre as estatísticas do Inep referente aos cursos de graduação em Administração, que concentram o maior número de alunos, com 564.681 matrículas em todo o país.

No fim de sua apresentação, o palestrante advertiu que o MEC precisa continuar firme na fiscalização dos cursos de Administração. Mesmo com esse grande número de matrículas, as notas do Enade nem sempre são satisfatórias, precisando aumentar a qualidade no ensino superior.

Principal Fotos 117 Fotos 173 Fotos 222 Fotos 259 Fotos 292 Fotos 295 Fotos 299