Por Bismark Alves
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro lançou o nono episódio do Podcast Tudo é ADM, voltado para estudantes e profissionais de Administração. Desta vez, o programa recebeu o vice-presidente de Games e Esports da Assespro-RJ Carlos Gama e o empreendedor Caio Beckmann para falar sobre o crescimento do mercado de games no Rio de Janeiro e sobre a necessidade de investimento na área. 

“O mercado gamer é muito extenso. Hoje, só no esporte eletrônico, como eu brinco que é uma árvore dessa grande floresta gamer, nós temos quase 60 novas profissões. A gamificação faz parte, há muito tempo já, faz parte desse universo de levar para a educação, para o mundo corporativo, essa prática gamer que já é bem antiga. Então, mais uma vez, o computador e o celular são ferramentas, mas a cultura gamer é muito forte e ela tem que ser respeitada e entendida como cultura”, disse Carlos Gama. 

Além dos assuntos abordados sobre o surgimento e o desenvolvimento do mercado de esportes eletrônicos no Rio de Janeiro, o programa também abordou o processo gerencial dos Esports e suas similaridades com a Administração. 

“Os Games e a Administração estão ligados completamente. Principalmente eu empreendendo. Dentro da universidade eu tive bastante contato com o empreendedorismo e gestão de empresas então quando eu comecei a empreender já facilitou muito o caminho de como é que eu poderia seguir. Então hoje a Administração está completamente ligada a Games, você tem por exemplo nas equipes a pessoa que vai gerir os jogadores, uma parte de RH, psicologia e logística também”, destaca Caio Beckmann.

Confira agora o nono episódio do Podcast Tudo é ADM sobre gamificação, disponível no Youtube, Spotify e Deezer do CRA-RJ.