Por Gleici Monteiro
Sob supervisão de Érika dos Anjos |

O Manancial, Centro de Inovação Socioambiental da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), acaba de lançar uma iniciativa que visa selecionar e financiar projetos de startups que apresentem soluções inovadoras no campo da sustentabilidade e saneamento. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 28 de abril, através do site cedae.com.br/inscricao

O 1º Desafio Manancial é destinado a estudantes, profissionais e empreendedores, e foi idealizado com propósito de “prospectar e selecionar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do setor de saneamento; fornecer condições para o seu desenvolvimento acelerado; além de contribuir para seu desenvolvimento, permitindo que seus impactos tenham o maior alcance possível”. Para isso, a empresa selecionou um comitê técnico que irá escolher até 15 projetos para receber um apoio financeiro de até R$100 mil.

 Os projetos desenvolvidos serão agrupados em quatro temas extremamente relevantes e oportunos para o momento atual, no qual os valores e as práticas de ESG – Environmental, Social & Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa) estão em uma crescente. São eles: Reflorestamento Ambiental; Insumos Químicos; Resíduos Sólidos; e Crédito de Carbono, que inclusive esteve em pauta em março deste ano após o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abrir uma chamada pública para aquisição de até R$ 10 milhões em certificados. A iniciativa, até então pioneira no país, tem como objetivo estimular o desenvolvimento de um mercado voluntário desse tipo de títulos no Brasil e, com isso, contribuir para a redução da emissão de gases do efeito estufa. 

Para cada tema abordado, a empresa propõe um desafio diferente a ser desenvolvido pelos participantes. Por exemplo, para o tema Insumos Químicos, o desafio é “como poderíamos criar soluções inovadoras que possam trazer mais eficiência ao processo de produção das mudas, rastreio dos indivíduos plantados e monitoramento dos resultados?”.

De acordo com o cronograma do projeto, o evento de abertura está previsto para acontecer no dia 16 de maio e a apresentação das startups, o “Demo Day”, está programada para o dia 23 de maio. Para participar, é necessário ser empreendedor ou possuir uma startup com escritório no Brasil. Os demais requisitos estão elencados no edital do desafio.  

Acesse cedae.com.br/inscricao e faça já a sua inscrição!