O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) promoveu o 28º Encontro de Professores e Coordenadores de Cursos de Administração (Eprocad), na última quarta-feira (13), no Auditório Adm. Gilda Nunes, em sua sede na Tijuca. Foram debatidas a formação em Administração, o papel das Instituições de Ensino e dos discentes, bem como a atuação dos profissionais no mercado de trabalho.

Com transmissão ao vivo, foram apresentadas as palestras “Observatório Nacional dos Egressos em Administração (Onecad)”, com o Adm. Mauro Kreuz, diretor de Formação Profissional do CFA; “ENADE 2015 Administração: uma perspectiva Analítica”, com Reinaldo Viana Alvares, especialista em Banco de Dados Educacionais; e “Novas Metodologias no Campo da Administração”, com os coordenadores de curso Adm. Carlos Alexandre Duarte Corrêa, Adm. Josué José da Silva e o professor Mauro Sérgio Felix, tendo como moderador o Adm. Miguel Marun, conselheiro do CRA-RJ.

O Adm. Wagner Siqueira, presidente do Conselho Federal de Administração, foi o responsável pela abertura do Encontro. Entre outras questões, ele falou sobre a relevância dos programas desenvolvidos pelo CFA, tais como o Índice CFA de Governança Municipal e o Sistema de Governança e gestão estratégica de água e esgoto (Gesae/CFA). Contudo, ele destacou o Observatório Nacional de Egressos dos Cursos de Administração (Onencad), que tem o objetivo de saber onde e em quais condições estão os formados em Administração, registrados ou não.

Os dados auxiliam o Sistema CFA/CRAs, no desenvolvimento de estratégias para reservar mercado aos profissionais registrados, e as Instituições de Ensino, na busca por melhorias do currículo de seus cursos, entre outros benefícios para toda a categoria.

“Não estamos falando de uma coisa que faremos, mas de algo que já existe, está implantado e em funcionamento. Já fizemos uma aplicação em todos os registrados no Sistema CFA/CRAs. Esta é uma ferramenta que, efetivamente, tem um compromisso de ajudar na identificação dos resultados do nosso desempenho em sala de aula. O que as nossas Escolas estão formando e onde estão esses alunos? Fazer isto não foi ovo de Colombo, foi apenas inteligência aplicada e desenvolvida, através de sistema de Big Data”, considerou Siqueira.

Os palestrantes chamaram a atenção para que profissionais, estudantes e Instituições de Ensino façam uma análise e reflexão, a partir dos dados apresentados no evento, para implantarem as mudanças necessárias, afim de que a Administração receba o devido reconhecimento perante a sociedade e suas organizações públicas e privadas. Renovação de metodologias de ensino, maior aplicação ao s estudos, pensar fora do comum e envolvimento nas ações dos CRAs foram algumas das questões levantadas nas apresentações para a geração de bons indicadores no campo da Administração.

O evento completo fica disponível gratuitamente no Facebook do CRA-RJ, na CRA-RJ Play e na Rádio ADM RJ.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]