Durante entrevista para o programa Adm Brasil, do CRA-RJ, o presidente do CFA, Adm. Wagner Siqueira, falou sobre a reportagem veiculada no Jornal Nacional, da Rede Globo, que apresenta uma veterinária e um engenheiro desempenhando funções privativas do Administrador. O tema girava em função da necessidade de qualificação profissional no atual mercado. Mas ao mesmo tempo denunciava a atuação ilegal de dois profissionais alheios à Administração.
O Adm. Wagner Siqueira considerou a proposta da reportagem interessante, pois revela uma realidade cada vez mais atual, no que diz respeito à busca por conhecimento técnico e intelectual para melhor desenvolvimento de atividade dentro das organizações. No entanto, o Administrador deixou um alerta quanto aos perigos de se colocar profissionais em funções alheias as suas graduações específicas.
“A Lei que restringe prerrogativas exclusivas para os profissionais formados em Administração, bacharéis ou tecnólogos, exatamente para proteger a sociedade. Nós, como agentes desta determinação legal, já notificamos a Rede Globo, explicando essa questão, e tomamos medidas de fiscalização profissional, intimando as personagens da matéria pelo exercício ilegal da Administração, bem como as empresas contratantes”, disse Siqueira.
O presidente do CFA ainda explicou que, caso mantenham a atuação ilegal, os agentes envolvidos poderão responder judicialmente com pagamento de multa, por exemplo, sendo que, em última instância, podem ser autuados como contraventores penais.
A entrevista completa está disponível na CRA-RJ Play e na Rádio CRA-RJ. Acesse e confira os outros temas abordados.