Conselheiros Efetivos

Adm. Leocir Dal Pai
Presidente
Doutor em Administração (Universidad Nacional de Rosario – UNR – Argentina), Mestre em Administração (Universidade Federal Fluminense – UFF), Especialização em Supervisão Escolar (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), em Sistemas de Informações (UFF) e em Aplicações Militares (Escola de Administração do Exército – Bahia), em Administração Pública (Universidad ESAN – Lima – Perú), cursou o Programa Superior de Administração do Exército do Perú (Escuela de Intendência – Lima – Perú), Aperfeiçoamento de Oficiais (Escola Aperfeiçoamento de Oficiais – Exército Brasileiro – RJ) e é bacharel em Administração e Ciências Contábeis (UFF). É coronel do Exército (reservista), do quadro de Administradores, sendo oriundo da primeira turma de oficiais da Escola de Administração do Exército; ex-coordenador do Curso de Administração da Universidade Salgado de Oliveira (Niterói – RJ); consultor Ad Hoc do Min. da Educação (INEP); foi Conselheiro Federal Suplente pelo Estado do RJ e ex-conselheiro do CRA-RJ.

Adm. Francisco Carlos Santos de Jesus
Vice-Presidente
Administrador, Advogado. Mediador, Árbitro e Perito. Responsável pela implantação e Coordenação da Comissão Especial de Perícia Judicial, Extrajudicial e Administração Judicial do CFA. Foi Conselheiro Secretário e VP de Fiscalização e de Registro do CRA-RJ. Representante do CRA-RJ em comissões, dentre elas do Ministério do Trabalho; o Grupo do CFA/OIT/Nações Unidas; CFA – GESTÃO PÚBLICA; Membro de Comissões do CRA-RJ; ex Conselheiro do Conselho Empresarial de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ACRJ. Foi Presidente da Comissão Eleitoral, Consultor/Palestrante e Coach junto ao Sistema S por mais de 20 anos. Conselheiro da OAB/RJ. Foi Membro Titular do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Volley do Estado do Rio de Janeiro. Professor das Faculdades AVM e Redentor. Ex assessor do TCE-RJ, Foi Subsecretário de Planejamento e Captação de Recursos – ERJ. Foi Assessor Parlamentar na Câmara Municipal-RJ, no Senado e na Assembleia Legislativa-RJ. Acadêmico, titular da cátedra 168 da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais – ANE. Acadêmico Fundador da ABROL Rio – Academia Brasileira Rotária de Letras do Rio de Janeiro e Membro do Conselho Consultivo da ABROL Sergipe. Detentor de diversas honrarias dentre elas a Medalha Tiradentes da ALERJ.

Miguel-Marun

Adm. Miguel Marun
Diretor de Administração e Finanças

Administrador (UGF) com especialidade em Tecnologias Educacionais (UNIPLI) e mestre em Sistemas Integrados de Gestão (UFF). Professor universitário com 33 anos de magistério ocupando cargos de coordenações em diversas IES, membro da Comissão Assessora do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2012 na área de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, escritor. Atualmente é professor na UCAM e consultor associado e assessor de Marketing Empresarial na Transparência Consultoria, sendo também Consultor Associado da Virtualis Soluções em Gestão. Ex vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Educação do CRA-RJ, ex vice-Presidente de Administração e Finanças do CRA-RJ, ex vice-Presidente da Sociedade Propagadora das Belas Artes.

Adm. Renata Motta Vasconcellos
Diretora de Fiscalização Profissional

Administradora, Psicanalista, Consultora, Palestrante e Professora.
Atua nas áreas de Administração, Recursos Humanos e Gestão da Qualidade.
Atuação profissional na Actuality Consultoria Empresarial, como fundadora, diretora, Administradora e consultora, por 15 anos, tendo como principais atividades o desenvolvimento dos projetos, consultorias, treinamentos e palestras. Também atuou no Sebrae RJ – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas entre 2003 e 2006, como consultora e instrutora.
Atualmente na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas entre 2005 e 2020, como consultora convidada e Membro do Comitê Técnico CB25 desde 2005;
Também foi Membro da Comissão da Mulher Administradora do CRA-RJ; ex- coordenadora da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ. Durante sua experiência profissional como instrutora e professora, treinou e lecionou mais de 4 mil pessoas e, como consultora, atuou em mais de 500 empresas em todo país.

Tecnólogo Waldir Irineu da Silva Junior
Diretor de Registro Profissional
Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Centro Universitário Augusto Motta – (Unisuam), Possui especialização – MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Veiga de Almeida (2013) e Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2011). Docente nos Cursos de Graduação Tecnológica de Recursos Humanos na UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA (RJ) e UNISUAM (RJ). Tem vasta experiência na Área de Administração, com ênfase em Gestão de Recursos Humanos, tendo atuado em todos os subsistemas de RH.

Adm. Agamêmnom Rocha Souza
Diretor de Educação, Estudos e Pesquisas

Graduação em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis (UNICEL/RJ), 43 anos de Magistério Superior/Gestão e Docência, Mestrado Acadêmico em Estudo de Problemas Brasileiros (UERJ), Especialista Lato Sensu em Ensino Superior (UNIABEU/RJ); Estudo de Problemas Brasileiros (UERJ); Administração Universitária (UVA/RJ); História da Filosofia (UGF/RJ), Representante Regional do CRA-RJ em Volta Redonda/RJ, Docente do Curso de Administração/UniFOA de Volta Redonda/RJ, Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/BASis/INEP/MEC, Referee dos SEGeT/AEDB, Colóquio Técnico-científico/UniFOA/VR/RJ, do CASI/UFF; Membro do Comitê Editorial da Revista Cadernos UniFOA/VR/RJ e do Guia da Faculdade – Quero Educação/Estadão, Agraciado com a Medalha Tiradentes/LERJ. Coautor do livro “Introdução à Administração – Uma Iniciação ao Mundo das Organizações”.

Adm. Antonio Rodrigues de Andrade
Professor – pesquisador da Unirio, pós-doutorado em Administração (Universidade do Porto –FEP) e Ciência da Informação (UFRJ-IBICT); doutorado em Engenharia de Transportes (Coppe/UFRJ), mestrado em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ) e Bacharelado em Administração (UGF). Especializações em Psicopedagogia (UCAM), MBA em Management (FGV), Sistemas de Informação (Unesa). Formação na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (ICELP – Jerusalém). Iniciou a vida profissional em 1977 sempre na área de serviços atuando em várias empresas no Brasil. Foi professor da PUC, Ibmec, Unesa, ESPM e FGV já tendo realizado treinamento e consultoria em várias organizações no Brasil e no exterior. Foi Conselheiro e vice-presidente de Educação, Estudos e Pesquisa do CRA-RJ (mandatos de 2005/2009 e 2010/2014); Revisor de periódicos científicos, autor de livros em Administração e voluntário da Casa Ronald McDonald. Membro da Academia Brasileira da Ciência da Administração Professor colaborador da Faculdade de Évora em Portugal

Adm. Carlos Roberto Fernandes de Araujo
Doutorando em Administração (Universidade de Rennes – França). Graduado e Mestre em Adm. Pública (FGV-EBAPE). Diretor de Administração – ABCA. Conselheiro de Administração – Casa Ronald McDonald. Coordenador da Comissão de Finanças do CRA-RJ. Conselheiro da IPMA Brasil. Avaliador de artigos em congressos. Avaliador institucional do EQUAA (Education Quality Acreditation Agency). Consultor. Desempenhou, dentre outras funções: Assessoria da Diretoria – Fundação Casa de Rui Barbosa, Assistência Financeira da EBCT – Correios; Assessoria de Planejamento e Orçamento, além da superintendência-adjunta da Fundação EDUCAR; superintendência de Administração e Finanças da CVM. Professor da FGV-EBAPE. Coordenador do Curso de Administração e Subreitor da UNESA. Diretor do Centro de Gestão e Negócios do Grupo Estácio. Presidente da Comissão de Avaliação do MEC. Es-vice-presidente de Administração e Finanças e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do CRA-RJ. Representante do Rio de Janeiro e Diretor de Administração e Finanças da Angrad. Conselheiro do Conselho de Administração da Casa Ronald McDonald.

Adm. César José de Campos
Administrador (UFRJ/FEA 1972). M.Sc. Engenharia de Produção/área inovação e gestão (Coppe/UFRJ). MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (Coppe/UFRJ). Especista em Gestão Pública pelo CLP/Singularidades, com módulo na Blavatinik School of Government / university of OxfordExperiência, profissional de 10 anos em RH, no setor privado. Desde 1984, assumiu diversos cargos de gestão como servidor público do Estado do Rio de Janeiro: diretor de Administração e Finanças da Feema (atual Inea); Chefe de Gabinete da Presidência da Alerj; Diretor Comercial e Diretor Financeiro da Cedae; Vice-presidente do Detran-RJ; Subsecretário Administrativo da Secretaria Estadual de Segurança Pública; Coordenador-geral do Programa Delegacia Legal (Fases I e II) e Subsecretário Estadual de Obras de Segurança Pública. É Membro da Comissão Especial de Gestão Pública do CRA-RJ e autor de livros.

Adm. Paulo Roberto de Abreu Hollanda
Administrador de Empresas e Análise de Sistemas graduado em 1977, com Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, Gerência Avançada de Negócios, Administração de Empresas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas-RJ, bem como especialização em Financiamento de Projetos de Transportes e Organização & Métodos pela Fundação Getúlio Vargas-RJ, Estratégia e Planejamento Empresarial e Gerenciamento de Processos Organizacionais – Rummler-Brache Group. Especialista em Regulamentação, Desenvolvimento Organizacional com larga experiência nas áreas de Organização, Sistemas & Métodos, Auditoria Operacional, Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos e Assessoramento, com ênfase na elaboração de diagnósticos, propostas de intervenção, estruturação e modelagem organizacional, gestão e desenvolvimento de sistemas organizacionais sob enfoques distintos, 28 anos em atuação gerencial.

Adm. Elizabeth da Costa Bastos (LICENCIADA)

Mestre em Administração (Unesa). Especialista em Gestão do Setor Elétrico (FGV), especialista em Gestão pela Qualidade Total (UFF). Graduada em Administração. Possui 30 anos de experiência profissional em campos diversos da Administração (gestão, estratégia, marketing e Recursos Humanos). Foi gestora da ouvidoria na Rio Sul Linhas Aéreas/Varig e gestora de comunicação interna, na VEM/Varig/TAP. No CRA-RJ, coordenou eventos nacionais e internacionais, além de projetos diversificados nas Comissões Especiais. No período de 2013 a 2016, foi Administradora na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e gestora da equipe de atendimento da área Internacional. Professora dos cursos de Graduação e pós-graduação da Unigranrio (2012/2016). Desde Fevereiro/2016, é Administradora na empresa Furnas Centrais Elétricas S. A. No CRA-RJ é Conselheira, foi vice-Presidente de Registro Profissional, vice-Presidente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, membro da Câmara de Educação, Estudos e Pesquisas, integrou a Comissões de Administração em Serviços da Saúde e integra comissões de Gestão de Edificações e da Mulher Administradora.

Adm. Mara Darcy Biasi Ferrari Pinto
Especialista em Gestão, graduada pela EBAP-FGV, programa em nível de pós graduação em administração pela UCLA, Estados Unidos. É membro da ABCA-Academia Brasileira de Ciência da Administração onde exerceu a Vice-Presidência e atualmente compõe o Conselho Diretor. Experiência consolidada em assessoramento, coordenação e execução de programas de capacitação, de gestão pública e de desenvolvimento institucional no Brasil e no exterior, especialmente em países da América Latina e da África. Atualmente consultora de Projetos Especiais no IBAM e professora nos programas de MBA e do CIPAD da FGV na área de gestão municipal, desenvolvimento local, governo e cidadania. Foi professora convidada por 10 anos no curso de graduação da EBAP e ex- Superintendente do IBAM.

Conselheiros Suplentes

Adm. Ana Shirley de França Moraes
Administradora, Representante do Estado do Rio de Janeiro na Associação Nacional de Cursos de Administração – ANGRAD. Prof. na Faculdade Unyleya. Avaliadora MEC/INEP em Cursos de Graduação em Gestão e Administração. Integrante da Câmara de Educação do CRA-RJ. Avaliadora de Artigos Científicos em revistas e congressos da área de Administração. Professora titular da Universidade Estácio de Sá, por 30 anos e Diretora Adjunta de Ensino e Educação Corporativa do Instituto de Administração do Rio de Janeiro – IARJ, por 10 anos. Professora Fundadora – Instituto Brasileiro de Ciências Empresariais – IBCE, em Comunicação Empresarial. Por 20 anos, Editora da Revista Dissertar e Parecerista na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos- INEP. Especialista BNI- Inep. Mestrado em Psicopedagogia e Mestrado em Administração e Política da Educação Superior, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharelado em Administração e Licenciatura em Letras. É especialista em Educação a Distância, como professor online, tutora e conteudista. Especialista em gestão de Instituições Educacionais. Possui vários livros na área de Comunicação Empresarial, Estágio e Formação Profissional. Com perfil empreendedor, é proprietária e administradora das Loja Mais Natural RJ e verdebelo.com.

Adm. Yara Maria Guimarães Assis Rezina
Adm. Yara Maria Guimarães Assis Rezina – Administradora, formada em 1975, FUMEC/Belo Horizonte, MG. MBA em Administração Pública, Gerenciamento Financeiro e de Projetos, Regulação de Serviços e Planejamento Estratégico pela FGV/RJ, em Engenharia Econômica pela Estácio de Sá/RJ e em Empreendedorismo e Inovação pela PUC/RJ. Reúne experiência em nível gerencial nas áreas de: planejamento e orçamento, finanças, desenvolvimento organizacional, negociação sindical, gerenciamento de projetos e marketing institucional. Trabalhou na Companhia Brasileira de Trens Urbanos durante 27 anos onde desempenhou diversas funções destacando o exercício de Adjunto de Diretor de Administração e Finanças, Assessora de Planejamento e Orçamento e Gerenciamento de Projetos financiados pelo BIRD. Atualmente trabalha com consultoria em Administração, é Coordenadora da Comissão Especial da Mulher Administradora e Conselheira Suplente do CRA/RJ. Em 2013 recebeu o Prêmio Honra ao Mérito em Administração – Categoria Contribuição Profissional, concedido pelo Conselho Federal de Administração.

Adm. Reinaldo Faissal
Mestre em Gestão Empresarial (FGV-RJ), Especialista em Docência Superior (Isep-RJ) e em Grafologia, Provas Situacionais para Seleção e Resolução Criativa de Desafios (ILACE-SP/CEF- NY). Bacharel em Administração. Diretor da Interface Profissional. Há mais de 40 anos atua em recursos humanos, em empresas de grande porte: FNM (Grupo Alfa Romeu), Sanvas, Elevadores Otis (United Technologies International), ABC Teleinformática (Telettra/Alcatel), Ficap (Ericsson). Mediador Empresarial (CBMAE-DF/CFA). Professor Assistente (Cesgranrio). Professor convidado cursos de Pós-Graduação, MBA e Corporativos (FGV, Ibmec-RJ, Faep-Sensar e Sindicato Rural, HSM–Educação, Instituto FA-7-CE, Inst. de Direito PUC-RJ, UniSociesc-SC, Unochapecó-SC e Universidades Corporativas Petrobras e de Transporte-UCT-FETRANSPOR). Foi Consultor da CGP (TV Globo – Projac) no Programa de Aperfeiçoamento de Líderes de Produção. Membro da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ. Autor do livro ‘Atração e Seleção de Pessoas’ e dos livros 1, 2, 3, 4 e 6 da série Recursos Humanos do Programa Editorial da Faculdade Cesgranrio.

Adm. Elioneide de Souza Silva Venâncio
Pós-Graduada em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela FGV, Pós-Graduada em Neuropsicologia, Graduada em Administração de Empresa e em Psicologia, certificada pela ANAC-Agência Nacional de Aviação Civil, como Facilitadora em CRM – Corporate Resource Management. Possui especialização em Jogos de Empresas pela FGV e pelo CEFE- Competência Econômica de Formação de Empreendedores, Auditora de Qualidade pelo IBQN – Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, Certificada, em Coach pela Lambent do Brasil, com Joseph O’Connor e Andréa Lages. Formação em Instrutores para Treinamento pela FGV Experiência na utilização de metodologias com abordagem multidimensional do ser humano e como coach. Atuou como participante e co-coordenadora do grupo CEIRES, da ABRH RJ. Participa do comitê gestor do grupo Movimento RH Rio e integrante da Comissão Especial de RH do CRA-RJ, vice- coordenadora da Comissão de RH do CRA-RJ e coordenadora do Comitê de Coordenação e Orientação das Comissões Especiais do CRA-RJ.

Adm. Rosângela de Araujo Ferreira Arruda
Pós-graduada em Dinâmica dos Grupos FATO-RS, Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela UCAM, Pós-Graduada em Didática do Ensino Superior pela UGF, Graduada em Administração de empresas pela UGF, Coordenadora em Dinâmica de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos – SBDG, com especialização na metodologia CEFE – Competência Econômica na Formação de Empreendedores, em Best Game, em Consultoria de Aprendizagem pela Ação, em Jogos de Empresa e em Empreendedorismo Rural e Artesanal – pelo ICCAPE. Certificada em Coaching Integral pelo INAP/RJ. Curso de Multiplicadora em Empreendedorismo pela UNIVALI. Cursando MBA em Gestão e Governança Cooperativa pela Mackienze. Atuou na área de Desenvolvimento Profissional, como Consultora e Coordenadora de Programas de Formação Profissional, Empreendedorismo, Cooperativismo, Pesquisas, Treinamentos Comportamentais, como docente do SENAC na área de Desenvolvimento de Competências Gerenciais e de Equipe e na UCAM no curso de Pós-graduação em Direito Cooperativo na disciplina de Legitimação Interna e Cultura de Cooperação. Sócia gerente da LHR – Consultoria de Empresas Ltda – ME. Integra a Comissão de RH do CRA-RJ.

Adm. Clésio Guimarães Faria
Bacharel em Administração de Empresas (1978) registro CRA 01.11764-5 Pós graduação em Marketing e Comunicação Empresarial – Professor concursado do Sistema Estadual de Educação desde 1982 – Professor Universitário: Universidade Veiga de Almeida – Cabo Frio – desde 2003 – Diretor da Faculdade da Região dos Lagos-Ferlagos 1999 a 2001 – Coordenador de Curso e professor da Faculdade da Região dos Lagos (1998 a 2005) – Secretário de Fazenda do Município de Cabo Frio 2005 a 2012 – Empresário no setor de turismo e construção desde 1976 – Delegado responsável pela Casa do Administrador na Região dos Lagos desde 2000.

Adm. Fernanda Maria Spinelli Tauil Rodrigues
Graduação em Administração (Candido Mendes). Especializações em Administração Hospitalar (Universidade Federal Fluminense) e Administração das Casas Legislativas (Faculdade Integrada AVM). Ocupa cargo e funções públicas desde 1994, quando foi aprovada para Técnico Administrativo / Administrador – Secretaria Estadual de Saúde/RJ, de 2007 até Jan. 2019, Assessora Parlamentar Gabinete Legislativo, desde 2020, lotada na Superintendência de Atenção Primária à Saúde do RJ. É Associada do Rotary Clube Niterói Praias Oceânicas desde 2009, tendo ocupado a Presidência no período entre 2010 e 2011. Foi Conselheira do Sindicato dos Administradores do Estado do Rio de Janeiro (2014/2017). É integrante da Comissão da Mulher Administradora do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (2013/2021).

Adm. Manoel Francisco D’Oliveira
Administrador. Professor Universitário Representante do CRA-RJ responsável pela Casa do Administrador em Campos dos Goytacazes e Noroeste do Estado – RJ. Chefe do Gabinete do Diretor do Hospital Geral de Guarús Dr. Wilson Cabral Filho Foi perito judicial e Coordenador do CETEP – Campos dos Goytacazes.

Adm. Firmino Sousa Carneiro
Graduado em Administração pela Universidade Gama Filho, pós-graduado em Gestão da Qualidade pela FGV-RJ. Vice-Presidente da Câmara Setorial de registro Profissional do CRA-RJ, Conselheiro Suplente do CRA-RJ, Integrante da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ. Professor adjunto das Universidades Celso Lisboa e Estácio de Sá por 13 anos. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, Recursos Humanos e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerência Participativa, Relacionamento Interpessoal, Recrutamento e Seleção, Gestão de Pessoas, Prêmio Qualidade, Atendimento ao Cliente, Gestão de Call Center e Planejamento de Recursos Humanos. Realização de palestras em Seminários e Avaliador de Banca de TCC. Experiência em Gestão, Recursos Humanos, Marketing adquiridas em 30 anos no Sistema Telebras (CTB, TELERJ, TELEMAR).

Adm. Maria de Fátima Ribeiro dos Santos
Administradora. Especializações em Gestão de Serviços de Saúde (ENSP/RJ e MBA FGV/RJ); Gestão de Recursos Humanos (Unesa); Gestão de Fundação Estatal (FGV/RJ) e de Hemocentros pela Faculdade Estadual de Pernambuco. Professora convidada em diversos cursos de Especialização e MBA. Em 2013, iniciou como docente no MBA em Saúde (FGV). Participou da equipe da FGV PROJETOS. Destaque em Administração pelo CRA-RJ em 2007. Homenageada pela Câmara Municipal de Vereadores pelos serviços dedicados à profissão de Administrador, em 2012. Atuou como Diretora Administrativa e de RH por 17 anos no HEMORIO e em duas Unidades da Secretaria de Estado de Saúde. Esteve como Assessora de Planejamento pela Fundação Saúde no Instituto Estadual de Endocrinologia. Até agosto de 2020 atuou como Assessora de Controle Interno e Conformidade no Instituto Vital Brasil. Atualmente atua no projeto de Monitoramento da Qualidade das Unidades de Saúde do Estado do Rio de Janeiro pelo Instituto de Medicina Social da UERJ em parceria com a SES e está como Coordenadora da Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde do CRA-RJ.

Adm. Josué José da Silva
Administrador. CEO na Transparência Consultoria, executivo na área de Gestão em organizações privadas e consultor na área de administração. Especialista em gestão de pessoas, elaborou e implantou planos de ação para a reestruturação de programas de desenvolvimento organizacional, cultura e estratégia empresarial; conduziu treinamento de pessoal; elaborou planos de cargos, carreiras e vencimentos, sistemas de avaliação de desempenho e resultados, inclusive por competências, para organizações privadas, prefeituras e órgãos municipais. Elaboradou de provas e questões para concursos públicos e membro de banca examinadora. Conduziu o planejamento estratégico acadêmico do curso de Administração em universidades, definido ações e acompanhando os indicadores gerenciais. Acompanhou processos de avaliação e reconhecimento do curso de administração junto ao MEC. Professor universitário e coordenador acadêmico. Elaborou conteúdo, questões, provas, validei disciplinas e realizei a gravação de aulas tele transmitidas. Mestre em administração; especialista em economia e gestão empresarial; MBA em gestão estratégica de pessoas: desenvolvimento humano de gestores.

Patrícia de Arvellos

Tecnóloga Patrícia Arvellos
Pós-graduada em Liderança e Coaching – Estácio, pós-graduada em Pedagogia Empresarial Estratégica – Estácio, graduada em Gestão de Recursos Humanos – Estácio, especialização e formação em Grafologia, e Grafopatologia. Profissional de Recursos Humanos com experiência de 26 anos de forma generalista: Administração de Pessoal, e domínio de toda rotina trabalhista, eSocial, e previdenciária dentro de uma Organização. Atração e Seleção com aplicação da metodologia DISC e Grafologia. Elaboração de descrição de cargos, Mapeamento de competências, Treinamento, Gestão de Benefícios, Remuneração, e supervisão na gestão de saúde, segurança e medicina do trabalho realizada por empresa terceirizada. Negociação sindical. Gerenciei um setor de Recursos Humanos desenvolvendo o papel de consultora interna e multiplicadora de informações de assuntos trabalhistas e previdenciários na Matriz e filiais. Atualmente, atua como consultora autônoma de Recursos Humanos.

Adm. Wagner Siqueira
Conselheiro Federal
É filho de Belmiro Siqueira (Patrono dos Administradores no Brasil) e durante os últimos 6 anos (2001-2016) foi presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), onde empreendeu uma firme e ampla luta em defesa do mercado de trabalho dos Administradores e dos Tecnólogos de Gestão. Seus posicionamentos no campo político-institucional, sempre independentes, lhe garantem a liderança da profissão em todo o Brasil. É o Diretor-Geral da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm), braço educacional do CRA-RJ.
É membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração (ABCA) e vice-presidente da Escolinha de Artes do Brasil. Também é membro efetivo da Assembleia do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e autor de mais de dez livros sobre Administração e de quatro outros sobre política e ação legislativa. É palestrante internacional e detentor do prêmio Personalidade Educacional concedido pela Folha Dirigida em 2013. Foi presidente do Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro (Sinaerj) e da Federação Nacional dos Administradores (Fenae). E vice-presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais. Foi vereador da cidade do Rio de Janeiro e deputado estadual, além de exercer diversos cargos na Administração pública do Estado.

Adm. Jorge Humberto Moreira Sampaio
Conselheiro Federal Suplente
Consultor em Gestão Pública e Licitação. Subsecretário de Gestão Pública da Secretaria de Administração da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro de 2005 a 2009. Assessor Especial da Presidência do Riocentro. Assessor Especial da Secretaria Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Ocupou cargos de direção na Cerj, Cehab e no Iperj. Conselheiro titular pelo Rio de Janeiro no Conselho Federal de Administração, ocupando o cargo de Diretor de Fiscalização de janeiro de 2015 a maio de 2016; vice-coordenador da Comissão Permanente eleitoral do CFA entre janeiro de 2015 e maio de 2016; coordenador da Comissão Especial de Ação Parlamentar do CFA entre janeiro de 2015 e dezembro de 2015; vice-coordenador da Comissão Especial de Ação Parlamentar do CFA entre janeiro de 2016 e maio de 2016. Em 2009 exerceu os cargos de membro da Câmara de Administração e Finanças e membro da Comissão Especial de Análise de Seguros em Geral e Previdência Privada do CRA-RJ. Atualmente,  é membro da Comissão Permanente de Regimento do CFA para o período 2021/1022 e coordenador da Comissão Especial de Assessoria Parlamentar do CFA para o período 2021/2022.