Conselheiros Efetivos

Adm. Wagner Siqueira - Presidente

Adm. Wagner Siqueira – Presidente
É filho de Belmiro Siqueira (Patrono dos Administradores no Brasil) e foi presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) em três outras gestões, onde empreendeu uma firme e ampla luta em defesa do mercado de trabalho dos Administradores e dos Tecnólogos de Gestão. Seus posicionamentos no campo político-institucional, sempre independentes, lhe garantem a liderança da profissão em todo o Brasil. É o Diretor-Geral da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm), braço educacional do CRA-RJ.
É membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração (ABCA) e vice-presidente da Escolinha de Artes do Brasil. Também é membro efetivo da Assembleia do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), membro do Conselho Administrativo do CIEE/RJ e autor de mais de dez livros sobre Administração e de quatro outros sobre política e ação legislativa. É palestrante internacional e detentor do prêmio Personalidade Educacional concedido pela Folha Dirigida em 2013. Foi presidente do Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro (Sinaerj) e da Federação Nacional dos Administradores (Fenae). E vice-presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais. Foi vereador da cidade do Rio de Janeiro e deputado estadual, além de exercer diversos cargos na Administração pública do Estado.

Adm. Josué José da Silva – Vice-presidente

Adm. Josué José da Silva – Vice-Presidente
Mestre em Administração, especialista em economia e gestão empresarial, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: desenvolvimento humano de gestores. Administrador. CEO na Transparência Consultoria, executivo na área de Gestão em organizações privadas e consultor na área de Administração empresarial e pública. Especialista em estratégias, gestão de pessoas, elaboração e implantação de planos de ação para a reestruturação de programas de desenvolvimento organizacional, cultura e estratégia empresarial; treinamento de pessoal; elaboração de  planos de cargos, carreiras e vencimentos, sistemas de avaliação de desempenho e resultados, inclusive por competências, para organizações privadas, prefeituras e órgãos municipais. Consultor no Ibam, elaborador de provas e questões para concursos públicos e membro de banca examinadora. Participação na definição acadêmica dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos em universidades, envolvendo ações, estrutura e avaliação dos cursos, coordenando professores e acompanhando os indicadores gerenciais. Participação ativa nos processos de avaliação e reconhecimento do curso de Administração junto ao MEC. Professor universitário e coordenador acadêmico. Elaboração de conteúdo, questões, provas, validação de disciplinas e gravação de aulas teletransmitidas.

Adm. Miguel Marun – Diretor de Administração e Finanças

Adm. Miguel Marun – Diretor de Administração e Finanças
Administrador (UGF) com especialidade em Tecnologias Educacionais (UNIPLI) e mestre em Sistemas Integrados de Gestão (UFF). Professor universitário com 38 anos de magistério ocupando cargos de coordenações em diversas IES, membro da Comissão Assessora do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2012 na área de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, escritor. Atualmente é consultor associado e assessor de Marketing Empresarial na Transparência Consultoria, sendo também Consultor Associado da Virtualis Soluções em Gestão. Atuou como vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Educação do CRA-RJ, vice-presidente de Administração e Finanças do CRA-RJ e vice-presidente da Sociedade Propagadora das Belas Artes.

Adm. Maria de Fatima Ribeiro dos Santos – Diretora de Registro Profissional

Adm. Maria de Fatima Ribeiro dos Santos – Diretora de Registro Profissional
Administradora com especialização em Administração Hospitalar, MBA em Gestão de Saúde; pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos com extensão em Didática de Ensino Superior; especializada em Gestão de Fundação Estatal e em Gestão de Hemocentros. Participou pelo Ministério da Saúde de Cursos sobre Gerenciamento de Equipamentos e de Gerenciamento de Resíduos nos Serviços de Saúde. Esteve como diretora administrativa do Hemorio. Participou de preparações para certificações e acreditações de qualidade para a JCI/CBA, AABB, Prêmio de Qualidade de Gestão do Governo Federal; Prêmio de Equidade de Gêneros da SPM/Governo Federal e Prêmio Benchmarking Ambiental. Destaque em Administração pelo CRA-RJ em 2007. Homenageada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em setembro de 2012, pela contribuição a profissão, comemorando o Dia Nacional do Administrador. Esteve à frente da coordenação da Comissão Especial de Administração em Serviço de Saúde do CRA-RJ de agosto 2017 a janeiro 2021. 

Adm. Firmino Carneiro – Diretor de Fiscalização

Adm. Firmino Carneiro – Diretor de Fiscalização
Graduado em Administração pela Universidade Gama Filho, pós-graduado em Gestão da Qualidade pela FGV-RJ. Vice-Presidente da Câmara Setorial de registro Profissional do CRA-RJ, Conselheiro Suplente do CRA-RJ, Integrante da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ. Professor adjunto das Universidades Celso Lisboa e Estácio de Sá por 13 anos. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, Recursos Humanos e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerência Participativa, Relacionamento Interpessoal, Recrutamento e Seleção, Gestão de Pessoas, Prêmio Qualidade, Atendimento ao Cliente, Gestão de Call Center e Planejamento de Recursos Humanos. Realização de palestras em Seminários e Avaliador de Banca de TCC. Experiência em Gestão, Recursos Humanos, Marketing adquiridas em 30 anos no Sistema Telebras (CTB, TELERJ, TELEMAR).

Adm. Luiz Cezar Vasques – Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Adm. Luiz Cezar Vasques – Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional
Consultor de organizações e professor universitário com mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios pela UFRRJ, MBA em Gestão da Qualidade pela FGV, especialista em Docência do Ensino Superior pela Unisuam e graduado em Administração pela Candido Mendes- Ipanema. Atuou no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) onde ocupou os cargos de superintendente de Administração e Finanças, Gerente Administrativo, chefe de apoio ao Ministério da Fazenda, gerente de material, chefe de compras. No Centro Universitário Augusto Motta foi diretor de Planejamento e Legislação, diretor da Escola de Ciências Sociais, diretor das Unidades de Campo Grande, Vila Penha e Jacarepaguá, coordenador do Curso de Administração e Procurador e Pesquisador Institucional. Entre as muitas consultorias prestou serviços ao Hospital Universitário Pedro Ernesto, Prefeitura da UERJ e Escola Oga Mitá.

Adm. Jucimar Secchin – Diretor de Educação, Estudos e Pesquisas

Adm. Jucimar Secchin – Diretor de Educação, Estudos e Pesquisas
Possui mestrado em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade Candido Mendes, especialização em Administração de Recursos Humanos Feap/Feso e graduação em Administração pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Atualmente é professor titular na Unifeso, onde atua há 32 anos. Leciona nos cursos de Administraçãoo e Direito, é coordenador dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis e também coordenador de Pós-graduação e Pesquisa. Tem experiência na área de Administração de Recursos Humanos, Materiais e Financeiros nas áreas da construção civil e da indústria moveleira. É também representante adjunto do CRA-RJ em Teresópolis e conselheiro do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (Comuter).

Adm. Fernanda Tauil

Adm. Fernanda Spinelli Tauil
Graduação em Administração (Candido Mendes). Especialista em Saúde Pública na Unyleya. Especialista em Administração Hospitalar (Universidade Federal Fluminense) e Administração das Casas Legislativas (Faculdade Integrada AVM). Ocupa cargo e funções públicas desde 1994, quando foi aprovada para Técnico Administrativo / Administrador – Secretaria Estadual de Saúde/RJ, de 2007 até Jan. 2019, Assessora Parlamentar Gabinete Legislativo, desde 2020, lotada na Superintendência de Atenção Primária à Saúde do RJ. Ingressou no Rotary Clube Niterói Praias Oceânicas em 2009 com a classificação de administradora, tendo ocupado a Presidência no período entre 2010 e 2011, participou como associada até 2020. Integrou a Comissão da Mulher Administradora do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (2013/2022). Atualmente também é delegada em Niterói, São Gonçalo, Maricá e Magé e membro da Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde do CRA-RJ.

Tecnol. Edison Sanromã

Tecnol. Edison Sanromã
Coordenador/Gestor da Coleta Seletiva da Cidade do Rio de Janeiro, sócio da empresa Handy Gestão Empresarial e Imobiliária atuando em serviços de facility. Idealizador do Evento Facilities Café, idealizador e coordenador/professor do MBA em Facility (AVM Educacional) e coordenador da Comissão Especial de Sustentabilidade do CRA-RJ. Atuou como Head de Limpeza e Descartes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, foi gestor de Categoria da VALE, responsável pelas estratégias de contratação de Manutenção, Limpeza e áreas verdes, foi coordenador de Facility da Shell Brasil, realiza consultoria na área de serviços, além disso desenvolveu projetos de CRM na AGA/Linde. Estudou Administração na PUC-RJ e é formado em Gestão Empresarial na UNESA, pós-graduado em Gestão Empresarial, palestrante (busca difundir a importância da carreira de FM no Brasil).

Adm. Leocir Dal Pai

Adm. Leocir Dal Pai
Doutor em Administração (Universidad Nacional de Rosario – UNR – Argentina), Mestre em Administração (Universidade Federal Fluminense – UFF), Especialização em Supervisão Escolar (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), em Sistemas de Informações (UFF) e em Aplicações Militares (Escola de Administração do Exército – Bahia), em Administração Pública (Universidad ESAN – Lima – Perú), cursou o Programa Superior de Administração do Exército do Perú (Escuela de Intendência – Lima – Perú), Aperfeiçoamento de Oficiais (Escola Aperfeiçoamento de Oficiais – Exército Brasileiro – RJ) e é bacharel em Administração e Ciências Contábeis (UFF). É coronel do Exército (reservista), do quadro de Administradores, sendo oriundo da primeira turma de oficiais da Escola de Administração do Exército; ex-coordenador do Curso de Administração da Universidade Salgado de Oliveira (Niterói – RJ); consultor Ad Hoc do Min. da Educação (INEP); foi Conselheiro Federal Suplente pelo Estado do RJ e ex-conselheiro do CRA-RJ.

Adm. Paulo Hollanda

Adm. Paulo Hollanda
Administrador de Empresas e Análise de Sistemas graduado em 1977, com Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, Gerência Avançada de Negócios, Administração de Empresas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas-RJ, bem como especialização em Financiamento de Projetos de Transportes e Organização & Métodos pela Fundação Getúlio Vargas-RJ, Estratégia e Planejamento Empresarial e Gerenciamento de Processos Organizacionais – Rummler-Brache Group. Especialista em Regulamentação, Desenvolvimento Organizacional com larga experiência nas áreas de Organização, Sistemas & Métodos, Auditoria Operacional, Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos e Assessoramento, com ênfase na elaboração de diagnósticos, propostas de intervenção, estruturação e modelagem organizacional, gestão e desenvolvimento de sistemas organizacionais sob enfoques distintos, 28 anos em atuação gerencial.

Adm. Renata Motta Vasconcellos

Adm. Renata Motta Vasconcellos
Administradora, Psicanalista, Consultora, Palestrante e Professora. Atua nas áreas de Administração, Recursos Humanos e Gestão da Qualidade. Atuação profissional na Actuality Consultoria Empresarial, como fundadora, diretora, Administradora e consultora, por 15 anos, tendo como principais atividades o desenvolvimento dos projetos, consultorias, treinamentos e palestras. Também atuou no Sebrae RJ – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas entre 2003 e 2006, como consultora e instrutora. Atualmente na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas entre 2005 e 2020, como consultora convidada e Membro do Comitê Técnico CB25 desde 2005; Também foi Membro da Comissão da Mulher Administradora do CRA-RJ; ex-coordenadora da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ. Durante sua experiência profissional como instrutora e professora, treinou e lecionou mais de 4 mil pessoas e, como consultora, atuou em mais de 500 empresas em todo país.

Conselheiros Suplentes

Adm. Ana Shirley de França Moraes

Adm. Ana Shirley de França Moraes
Administradora, Representante do Estado do Rio de Janeiro na Associação Nacional de Cursos de Administração – ANGRAD. Prof. na Faculdade Unyleya. Avaliadora MEC/INEP em Cursos de Graduação em Gestão e Administração. Integrante da Câmara de Educação do CRA-RJ. Avaliadora de Artigos Científicos em revistas e congressos da área de Administração. Professora titular da Universidade Estácio de Sá, por 30 anos e Diretora Adjunta de Ensino e Educação Corporativa do Instituto de Administração do Rio de Janeiro – IARJ, por 10 anos. Professora Fundadora – Instituto Brasileiro de Ciências Empresariais – IBCE, em Comunicação Empresarial. Por 20 anos, Editora da Revista Dissertar e Parecerista na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos- INEP. Especialista BNI- Inep. Mestrado em Psicopedagogia e Mestrado em Administração e Política da Educação Superior, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharelado em Administração e Licenciatura em Letras. É especialista em Educação a Distância, como professor online, tutora e conteudista. Especialista em gestão de Instituições Educacionais. Possui vários livros na área de Comunicação Empresarial, Estágio e Formação Profissional. Com perfil empreendedor, é proprietária e administradora das Loja Mais Natural RJ e verdebelo.com.

Adm. Yara Maria Guimarães Assis Rezina

Adm. Yara Maria Guimarães Assis Rezina
Adm. Yara Maria Guimarães Assis Rezina – Administradora, formada em 1975, FUMEC/Belo Horizonte, MG. MBA em Administração Pública, Gerenciamento Financeiro e de Projetos, Regulação de Serviços e Planejamento Estratégico pela FGV/RJ, em Engenharia Econômica pela Estácio de Sá/RJ e em Empreendedorismo e Inovação pela PUC/RJ. Reúne experiência em nível gerencial nas áreas de: planejamento e orçamento, finanças, desenvolvimento organizacional, negociação sindical, gerenciamento de projetos e marketing institucional. Trabalhou na Companhia Brasileira de Trens Urbanos durante 27 anos onde desempenhou diversas funções destacando o exercício de Adjunto de Diretor de Administração e Finanças, Assessora de Planejamento e Orçamento e Gerenciamento de Projetos financiados pelo BIRD. Atualmente trabalha com consultoria em Administração, é Coordenadora da Comissão Especial da Mulher Administradora e Conselheira Suplente do CRA/RJ. Em 2013 recebeu o Prêmio Honra ao Mérito em Administração – Categoria Contribuição Profissional, concedido pelo Conselho Federal de Administração.

Adm. Rosângela de Araujo Ferreira Arruda

Adm. Rosângela de Araujo Ferreira Arruda
Pós-graduada em Dinâmica dos Grupos FATO-RS, Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela UCAM, Pós-Graduada em Didática do Ensino Superior pela UGF, Graduada em Administração de empresas pela UGF, Coordenadora em Dinâmica de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos – SBDG, com especialização na metodologia CEFE – Competência Econômica na Formação de Empreendedores, em Best Game, em Consultoria de Aprendizagem pela Ação, em Jogos de Empresa e em Empreendedorismo Rural e Artesanal – pelo ICCAPE. Certificada em Coaching Integral pelo INAP/RJ. Curso de Multiplicadora em Empreendedorismo pela UNIVALI. Cursando MBA em Gestão e Governança Cooperativa pela Mackienze. Atuou na área de Desenvolvimento Profissional, como Consultora e Coordenadora de Programas de Formação Profissional, Empreendedorismo, Cooperativismo, Pesquisas, Treinamentos Comportamentais, como docente do SENAC na área de Desenvolvimento de Competências Gerenciais e de Equipe e na UCAM no curso de Pós-graduação em Direito Cooperativo na disciplina de Legitimação Interna e Cultura de Cooperação. Sócia gerente da LHR – Consultoria de Empresas Ltda – ME. Integra a Comissão de RH do CRA-RJ.

Adm. Carlos Alexandre Duarte Correa – titular Adm. Wagner

Adm. Carlos Alexandre Duarte Correa 
Mestre em Administração e desenvolvimento empresarial; especialista em Gestão de Tecnologia e Negócios; graduação em Administração de Empresas. Atuou na Gestão operacional dos trabalhos de consultoria em mais de 30 empresas pelo Brasil e gestão por 11 anos do curso de Administração, gestão do curso superior em Tecnologia de Recursos Humanos, gestão do curso superior de Tecnologia em Marketing, coordenador da Área de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, coordenador de Ensino da Zona Oeste. Professor do Cursos de Administração, Marketing, Gestão de Pessoas/ Recursos Humanos, da Pós-Graduação de curso de Administração em Saúde, da Pós-Graduação do Curso de Gestão Corporativa, da Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, do MBA em Gestão Empresarial e do MBA em Coaching. Pesquisador Líder do GPEAD (Grupo de Pesquisa no Ensino de Administração) – cadastrado e certificado no DGP do CNPQ com Enfoque em Ensino de administração, Estratégias empresariais e gestão universitária. Homenageado com a Moções da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) por serviços prestados à profissão da administração e destaque de comprometimento como profissional de administração (2012, 2013 e 2016).

Adm. Ronaldo Vasconcellos Fonseca

Adm. Ronaldo Vasconcellos Fonseca
Bacharel em Administração pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, após aprovação em processo seletivo organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), e extensão universitária em Gerenciamento de Negócios pela Universidade Austral de Buenos Aires. Possui mais de 30 anos de experiência em todos os subsistemas da área de Recursos Humanos
adquirida em empresas multinacionais, privadas nacionais e de economia mista. Também atua como professor de disciplinas diversas em cursos de graduação em Administração, Tecnólogo em Gestão de RH e Engenharia Civil na Universidade Salgado de Oliveira e em cursos de especialização e MBAs em Gestão de Pessoas em universidades diversas sem vínculo empregatício. Atualmente, é responsável por Recursos Humanos no Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro.

Adm. Pando Angeloff Pandeff – titular Adm. Firmino Carneiro

Adm. Pando Angeloff Pandeff
Graduado em Administração de Empresas. Doutor em Geografia, mestre em Ciência Ambiental e em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Possui MBA em Gestão Educacional, Gestão de Negócios, e Gestão de Empresas de Petroleo e Gás. Avaliador ad hoc do INEP, docente do ensino Superior com atuação como coordenador de cursos de Administração e Processos Gerenciais. Atuação profissional no 1º, 2º e 3º setores desenvolvendo projetos, diagnósticos socioeconômicos e análises para implantação de empreendimentos. Livre docente em cursos de Pós Graduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Instrutor na ESPM. Analista Ambiental e coordenador de projetos socioambientais pelo Instituto Soluções Brasil desde 06/2011. Atuação no serviço público pelo SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto no Município de Itaboraí-RJ como Diretor Administrativo e Financeiro e Analista Ambiental – transferido para atuação pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí/RJ como chefe de Licenciamento Ambiental e atuação complementar como Analista Ambiental em apoio as Políticas de uso e ocupação do solo. Atuação complementar como Perito Judicial na área Ambiental e no desenvolvimento de Estudos para implantação de empreendimentos imobiliários. Auditor Líder de ISO-14001 e Auditor Interno em SIG – Sistema Integrado de Gestão (ISO-9001 / ISO-14001 / OSHAS-18001). Assessor Técnico em Projetos na Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs) da Secretaria de Estado de PMRJ. Membro do Fórum da ALERJ de Desenvolvimento Estratégico do Rio pelo ICT Sustentável Global (Integrando as Câmaras Técnicas Setoriais de: Desenvolvimento Sustentável e de Energia.

Adm. Ubiratan dos Santos Silva – titular Adm. Josué

Adm. Ubiratan dos Santos Silva

Graduado em Administração pela Unisuam (1986), pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes (2008). Atua como professor e coordenador do curso de Administração da Universidade Estácio de Sá há 16 anos. Experiência na área de Administração, Marketing, Planejamento Estratégico e Empreendedorismo. Atuou durante 36 anos em empresas nacionais e multinacionais, na área de gestão ocupando cargos referente aos níveis estratégicos e táticos, desenvolvendo mercados e realizando pesquisas sobre o comportamento do consumidor.

Adm. Marcus Luiz Graça Gonçalves - titular Adm Luiz Vasques

Adm. Marcus Luiz Graça Gonçalves
Bacharel em Administração com especialização em Administração Pública e Desenvolvimento de Projetos. Administrador concursado na Prefeitura de Macaé com experiência de mais de 20 anos de serviço público. Representante adjunto do CRA-RJ em Macaé. Foi superintendente financeiro e administrativo da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Licenciado em Letras. Conselheiro Municipal de Educação de 2003 a 2006.

Adm. Janaina Nascimento Simões de Souza - titular Mª de Fátima

Adm. Janaina Nascimento Simões de Souza

Professora da UFRRJ. Bacharel em Administração (UFRRJ), especialista em Marketing (PUC), especialista em Ecoturismo (UFLA), mestre em Gestão Estratégica em Negócios (UFRRJ), doutora em Antropologia (UFF). Avaliadora  do Basis/Inep/MEC.

Adm. Ednor Medeiros de Souza Filho - titular Adm. Jucimar Secchin

Adm. Ednor Medeiros de Souza Filho

Graduado em Administração Postal pela Escola Superior de Administração Postal – ESAP (1984), licenciatura Curta e Plena em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília – CEUB (1987), graduação em Administração de Empresas pela Unigranrio (2002), pós-graduado em Planejamento e Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade Gama Filho (1996), pós-graduado em Gestão Estratégica em Recursos Humanos pela UFRRJ (2007), pós-graduado em Gestão Estratégica da Saúde pela School of Business Administration, da University of Miami – USA (2013).

Como funcionário de uma grande empresa há 40 anos já atuou nos mais diversificados segmentos da Administração tais como gestor de uma gráfica produtora de valores; gerente de varejo, diretor estadual de negócios, diretor estadual de Recursos Humanos, gerente de regiões de atendimento, diretor de um Centro Cultural especializado em artes plásticas. Atualmente desenvolve programas estratégicos de formação/atualização para profissionais da alta e média gestão.

Adm. Ednor Medeiros de Souza Filho - titular Adm. Jucimar Secchin

Tecnol. André de Oliveira
Professor universitário, mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Uezo, especialista em Gestão Empresarial, MBA em Inteligência Competitiva pela Faculdade Senac RJ, graduado em Logística Empresarial pela UCB. Supervisor Técnico no Senac RJ.

Adm. Francisco Carlos Santos de Jesus - Conselheiro Federal

Adm. Francisco Carlos Santos de Jesus – Conselheiro Federal
Administrador, Advogado. Mediador, Árbitro e Perito. Responsável pela implantação e Coordenação da Comissão Especial de Perícia Judicial, Extrajudicial e Administração Judicial do CFA. Foi Conselheiro Secretário e VP de Fiscalização e de Registro do CRA-RJ. Representante do CRA-RJ em comissões, dentre elas do Ministério do Trabalho; o Grupo do CFA/OIT/Nações Unidas; CFA – GESTÃO PÚBLICA; Membro de Comissões do CRA-RJ; ex Conselheiro do Conselho Empresarial de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ACRJ. Foi Presidente da Comissão Eleitoral, Consultor/Palestrante e Coach junto ao Sistema S por mais de 20 anos. Conselheiro da OAB/RJ. Foi Membro Titular do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Volley do Estado do Rio de Janeiro. Professor das Faculdades AVM e Redentor. Ex assessor do TCE-RJ, Foi Subsecretário de Planejamento e Captação de Recursos – ERJ. Foi Assessor Parlamentar na Câmara Municipal-RJ, no Senado e na Assembleia Legislativa-RJ. Acadêmico, titular da cátedra 168 da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais – ANE. Acadêmico Fundador da ABROL Rio – Academia Brasileira Rotária de Letras do Rio de Janeiro e Membro do Conselho Consultivo da ABROL Sergipe. Detentor de diversas honrarias dentre elas a Medalha Tiradentes da ALERJ.

Adm. Patrícia Figueiredo Pereira Salgado

Adm. Patrícia Figueiredo Pereira Salgado – Conselheira Federal Suplente
Conselheira Federal Suplente e Membro da Comissão de Mediação e Arbitragem– CRA RJ. Possui especialização em Logística Empresarial e Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, além ser especialista em Educação à Distância: Gestão, Docência e Processos Acadêmicos pela Universo. Mestrado em Sistemas de Resolução de Conflitos pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora, Argentina (2016)
Há 18 anos atua como docente na Universidade Salgado de Oliveira nos cursos de Graduação e Pós-graduação na área de Administração. Atuou por 6 anos como Coordenadora do curso de Administração de Empresas (UNIVERSO – Campus São Gonçalo). Atualmente está responsável pela Ouvidoria Acadêmica do Departamento de Ensino à Distância e Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIVERSOEAD. Com experiência em Gestão Pública, atuou como Chefe da Divisão de Controle e Orçamento da TVE – Brasil (Fundação Roquette-Pinto) e posteriormente como Coordenadora de Planejamento e Assessora Financeira na mesma instituição.