O XV Fórum Internacional de Administração teve início nesta quarta-feira (25/10), em Gramado, no Rio Grande do Sul. Promovido pelo CFA e pelo CRA-RS e com o CRA-RJ como copromotor, o evento tem como tema central “A retomada do desenvolvimento e os novos desafios da Administração”.

A abertura contou com a presença de diversos representantes do Sistema CFA/CRAs, do governo do Rio Grande do Sul e da prefeitura de Gramado, junto a centenas de profissionais e estudantes de Administração de todo o país. O Adm. Wagner Siqueira, presidente do Conselho Federal de Administração e conselheiro federal pelo CRA-RJ, e o Adm. Leocir Dal Pai, vice-presidente de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Conselho fluminense, integraram a mesa de apresentação do evento.

Durante seu discurso, o Adm. Wagner Siqueira agradeceu aos representantes e habitantes de Gramado pela hospitalidade e também a todos os presentes e aos internautas que puderam acompanhar ao vivo o evento pela CRA-RJ Play e pela Rádio ADM RJ. Para Siqueira, o tema central do XV FIA vai além das discussões em torno dos profissionais de Administração.

“Quando a nossa profissão opta por não criticar e não contribuir para as mudanças da sociedade brasileira, nós estamos exercendo o nosso livre arbítrio, quer pela participação, quer pela falta de envolvimento. Ninguém exerce a cidadania sem exercer um papel político. Qual o caminho que essa profissão vai continuar fazendo? Nós chegamos aqui pelo esforço de muitos, pelo processo histórico que construímos. Porém, precisamos começar uma nova caminhada de engajamento, de participação, de exercício da cidadania porque as organizações públicas e privadas ainda são o reduto autoritário da sociedade brasileira”, afirmou o presidente do CFA.

As alterações propostas pelo Governo Federal quanto à fiscalização e analogia do trabalho escravo também foram citadas pelo Adm. Wagner Siqueira, que criticou as mudanças. Para o presidente do CFA, este deve ser mais um tema a ser debatido pelos painelistas e pelos presentes durante o XV FIA.

“A nossa profissão não pode sair deste seminário sem conceber um rotundo ‘não’ a esta portaria, pelo que simbolicamente ela representa. Por meio dela são retirados o engajamento e o compromisso que as organizações, a sociedade e cada profissional de Administração em seu posto de trabalho tem em favor do trabalho decente e contra a escravidão”, ressaltou Siqueira, que recentemente divulgou junto com o Adm. Jorge Humberto M. Sampaio, presidente do CRA-RJ, uma nota de repúdio em relação a esta decisão do governo brasileiro.

O XV Fórum Internacional de Administração segue sua programação até o dia 28 de outubro, com a apresentação de painelistas nacionais e internacionais, uma feira tecnológica de produtos e serviços de Administração e outros eventos paralelos. O Facebook do CRA-RJ, a CRA-RJ Play, a Rádio ADM RJ e o canal do Conselho no YouTube realizam a transmissão ao vivo do evento. Acesse www.fia2017.com.br, confira a programação completa e acompanhe em tempo real a todo o XV FIA.