Foto: GEDA
Horácio Cardoso,     o primeiro à esquerda, presente em uma das confraternizações de final de ano do GEDA – Grupo de Estudo para o Desenvolvimento da Administração, no Clube Naval do Rio de Janeiro.

O falecimento de um dos pioneiros na luta pela legalização da profissão de Administração no Brasil – Lei 4769/65

Uma iniciativa de homenagem do Presidente do CRA – Wagner Siqueira

Horácio Cardoso era natural da cidade de Humberto de Campos, Maranhão. No Rio de Janeiro graduou-se em administração, em 1984, na Faculdade de Ciências Administrativas “Maria Magalhães Pinto” que, em 1989, passou a ser denominada Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ.  Pós graduou-se em Política e Estratégia nas Relações Internacionais, pela Universidade Estácio de Sá.

Suas atividades profissionais mais expressivas foram as exercidas nos últimos 23 anos de carreira, no Departamento de Operações e no Departamento de Administração de Material da Embratel, onde se aposentou na função Administrador Sênior. Exerceu ao longo do tempo chefias e assessorias: Adjunto da Divisão de Controle de Material; Subchefe da Divisão de Compras e Importação de Material; Chefe da Seção de Classificação e Padronização de Material; Chefe da Seção de Cadastro e Diligenciamento Nacional; e Chefe da Divisão de Armazenagem e Distribuição de Material.

Até pouco antes de seu falecimento, mesmo adoentado devido a problemas respiratórios, sob preocupação de familiares e amigos, comparecia às reuniões do GEDA assiduamente e participava dos debates sobre administração às quartas feiras, com interesse e espírito de colaboração. O prazer de participar parecia abrandar, disfarçar, ou mesmo afastar naqueles momentos, as suas dificuldades físicas. Era notável a sua elegância, seu porte nobre e sua fala moderada.

Sobre a importância da atuação do administrador Horácio Cardoso fomos encontrar registros no arquivo particular do prof. A. Nogueira de Faria que assim se expressava: “A ABTA -Associação Brasileira de Técnicos de Administração, fundada em 19 de novembro de 1960, “partia de uma ideia-força, crescente entre os Técnicos de Administração, a consciência de que era necessário   institucionalizar a profissão de Técnico de Administração, pois a respectiva área de trabalho era acintosamente invadida por profissionais de outras áreas. […] impulsionados  por essa ideia-força, diversos pioneiros originados da Escola de Serviço Público do DASP e da FGV criaram a ABTA, que realizou muitas reuniões. A esse grupo juntaram-se  alunos da Escola de Serviço Público do DASP e da Fundação Getúlio Vargas, a exemplo de: Arnoldo Luiz Gomes, Clemente Martins, Fausto Murilo Ribeiro Coelho, Hélcio de Mommo, Horácio Cardoso, Isaias Martins Faria, Ivan Veloso, Mirtes Pacheco e muitos outros. “A conquista da lei 4769/65 está vinculada umbilicalmente à história do DASP, da Fundação Getulio Vargas e da ABTA, cujos esforços estão interligados intimamente” […] Segundo o prof. A. Nogueira de Faria: “É difícil lembrar todos os companheiros que mais lutaram pela profissão no âmbito da ABTA, todavia, seria uma injustiça fugir ao risco de numerosas omissões que deverei cometer. O sócio fundador da matricula mais baixa que lutou em todas as horas foi Horácio Cardoso”. […]Em seguida a essa informação, encontramos uma relação com 209 nomes de participantes da ABTA.

Depois de alguns anos a ABTA foi extinta, dando prosseguimento aos seus ideais uma nova instituição, a Associação Brasileira de Administração – ABRA, sucedida pelo GEDA. Desde o primeiro instante de cada uma foi registrada a filiação e presença habitual, dentre outros, do Administrador Horácio Cardoso, Nas reuniões foi sempre um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair.

Daí o nosso reconhecimento e manifestação de gratidão a este admirável entusiasta pela profissão de administrador. Desprovido de interesses políticos ou materiais, contribuiu de forma decisiva, com um grupo de personalidades ilustres, para a regulamentação da profissão de Administrador.

Por tudo isso, seu falecimento significa uma perda irreparável e em nossas lembranças fica o exemplo, uma   referência de dedicação incansável em prol da Administração.

Informações organizadas e fornecidas com a colaboração dos membros do GEDA-Grupo de Estudo para o Desenvolvimento da Administração: José da Cunha Faria (Coordenador), Jayme Loureiro, Jonas Pinto Lobato, Murillo Carvalho, Edgard Lopes Passeri, Basílio Dagnino, Carlos Alberto Ferraz, Mauricio Menezes, Roberto Flávio.