José Roberto da Silva Santos apresentou a palestra “Sistema de apoio à decisão e às informações gerenciais”, no dia 14 de dezembro, no auditório Gilda Nunes. Dezenas de pessoas estiveram na sede do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro para acompanhar a apresentação.

DSC02405O palestrante destacou que o avanço tecnológico mudou o comportamento social e também os procedimentos internos das instituições. “Hoje, as empresas usam a tecnologia para captar e fidelizar clientes, estabelecer parcerias, controlar suas atividades do processo produtivo, entre tantas outras coisas”, enumerou.

Outro ponto destacado foi o uso de sistema de gestão, apontado por José Roberto, como fator relevante para a tomada de decisão. “Os dados gerados pelos sistemas devem virar informação e não apenas números”, explicou.

Por isso, o palestrante destacou que o Administrador deve se capacitar para trabalhar com esse tipo de tarefa, buscando cursos e especializações. “As universidades não preparam para atuar nessa área, mas o mercado precisa de profissionais qualificados”, destacou.

“A orientação da cadeia produtiva das empresas fica por conta dos Administradores. Eles geram pessoas, normas, procedimentos e as demais ações para que a empresa obtenha sucesso. Os gestores precisam gerir a tecnologia da informação para que a empresa funcione”, concluiu José Roberto.

Para finalizar, o palestrante destacou a importância da atuação dos Administradores. “Os gestores orientam a cadeia empresarial. Eles ficam responsáveis pela gestão de pessoas, processos e métodos. Por isso devem ser capazes de entender as informações recebidas”, concluiu.

Clique aqui para ouvir a entrevista.