Por Thiago Peixoto
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

O Banco Central liberou na última segunda-feira, 7 de março, a consulta e os pedidos de resgate dos valores a esquecidos em bancos por pessoas físicas e jurídicas. Para saber se existe algo a receber, basta acessar valoresareceber.bcb.gov.br e seguir as instruções detalhadas na página.

São considerados “valores esquecidos” o saldo que estava disponível em contas encerradas, as tarifas cobradas indevidamente, as parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, as cotas de capital e o rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito e os recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados. 

Nessa primeira leva, que vai até o dia 11 de março, somente pessoas nascidas antes de 1968, e empresas criadas até o mesmo ano, poderão efetuar o pedido, com repescagem no dia 12 para quem perder a data agendada. Nas semanas seguintes será a vez de quem nasceu entre 1968 e 1983 e de 1983 em diante, respectivamente.

A repescagem ocorrerá durante três sábados, e durará o dia inteiro, das 4h às 00h. Caso a data de repescagem seja perdida, o Banco Central informa que as quantias continuarão disponíveis e podem ser consultadas a partir de 28 de março.