O deputado federal pelo Rio de Janeiro,   Simão Sessim concedeu entrevista exclusiva à Rádio e à TV CRA-RJ sobre o projeto de lei 7.493/2014, que prevê a atualização da lei 4.769/1965 e dispõe sobre o registro de Técnico de nível médio em Administração, entre outras providências. O superintendente do CRA-RJ, Adm. Leonardo Fuerth, e o advogado Marcelo Almeida, responsável pelo setor jurídico do Conselho, também participaram da entrevista.

Simão Sessim explicou que o projeto de lei surgiu para amparar os profissionais com dificuldade de inserção no mercado de trabalho e foi motivado pelo presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira. Na ocasião, Siqueira externou a necessidade ampará-los e apresentou a ideia inicial.

“Atendendo a esse clamor dos jovens, que precisam de um registro para exercer suas profissões [de técnicos de nível médio em Administração], apresentei esse novo projeto de lei, que atualiza o texto legal da lei antiga”, explicou.

Durante a entrevista, o advogado Marcelo Almeida pontuou no que implica a alteração da lei:

“Essa alteração que está proposta junto ao registro do egresso de nível médio é de suma importância para os Conselhos Regionais. A profissão antigamente era denominada como técnico de Administração. Posteriormente, a lei foi atualizada, porém a nomenclatura não foi alterada. Com essa mudança, ficará bem clara a distinção entre profissionais de nível médio, que são os Técnicos em Administração, e os profissionais de nível superior registrados, esses sim, Administradores”, esclareceu.

O superintendente do CRA-RJ, Adm. Leonardo Fuerth, também fez sua contribuição. Ele contou de sua primeira formação como Técnico em Administração, logo substituída pelo curso de nível superior da categoria:

“Hoje sou um Administrador, mas foi uma frustração naquela época me formar como Técnico em Administração e não ter amparo de nenhum Conselho. Agora, essa ação vai suprir e atender uma gama enorme de profissionais formados que ainda não tinham a proteção de um órgão”, disse.

Sessim lembrou que alguns concursos já pedem Técnico Administrativo com registro no Conselho Regional de Administração, mesmo sem ainda ter como se registrar:

“Há concursos da Marinha, por exemplo, que exigem o registro nos Conselhos profissionais para quem irá concorrer a vagas de Técnico de nível médio em Administração. Este projeto irá ajudar muitos jovens da área”, disse.

Por fim, o deputado agradeceu a oportunidade de estar mais uma vez em contato com o CRA-RJ e falou sobre a participação do Conselho no projeto de lei:

“É preciso dizer que recebi toda assessoria do CRA-RJ para elaborar o projeto e então apresentá-lo. Diretamente, a equipe do Conselho é a autora do projeto, sou apenas o porta-voz na Câmara dos Deputados”, concluiu Simão Sessim.