Por Érika dos Anjos |

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro foi um dos apoiadores do I Fórum sobre Segurança Corporativa em Hospitais e Serviços de Saúde, realizado na sede da Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (Aherj), nesta quinta-feira (26). A conselheira e coordenadora da Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde, Adm. Fátima Ribeiro, participou do evento e representou a instituição na solenidade de abertura, juntamente com André Carillo, presidente do Instituto Darc; Vinícius Domingues, representante do Sudeste da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança; e Mário Martins, diretor do Sindicato das Empresas de Segurança do Rio de Janeiro.

Esta primeira edição do Fórum teve como objetivo discutir e debater elementos de segurança das instituições hospitalares que possam trazer danos para pacientes, funcionários, visitantes e à própria instituição, demonstrando índices e programas voltados para segurança no ambiente hospitalar. Tema esse que realmente precisa ser extremamente debatido e minuciado de acordo com a Administradora.

“Segurança em hospitais deve ser vista como um macroprocesso, com gestão estratégica, não apenas como uma área de apoio. Além disso, é preciso ter muito cuidado com cada um dos processos, pois estamos falando de pessoas debilitadas ou que estão com o emocional abalado por estarem com doentes. Por isso, é tão importante estarmos realizando um fórum sobre esse tema”, afirmou a conselheira, lembrando ainda que pequenos cuidados são importante para a manutenção e contratação na segurança da unidade hospitalar, como a solicitação de um plano de segurança completo e a avaliação de vulnerabilidades de segurança física e de sinistros da unidade.

Pesquisa

Para manter-se em dia com tudo o que acontece na gestão hospitalar e, principalmente, com os profissionais da área, a Comissão Especial em Administração de Serviços de Saúde do CRA-RJ está realizando uma pesquisa sobre as atividades no setor, a fim de conhecer a realidade atual e orientação de ações futuras. Responda aqui!