No dia 5 de novembro,

Roberto iniciou a apresentação contando algumas das suas experiências profissionais e seguiu explicando os campos de atuação da Consultoria no mercado administrativo e a sua importância para a sociedade e para o país.

O profissional afirmou que diversas pessoas assimilam a profissão de vendedor com consultor,   mas explica que há diferença de um consultor de vendas e um consultor de organização.

IMG_9579“Um consultor de organização é capaz de promover a investigação, a identificação, o estudo e a solução de problemas ligados à estrutura do organograma da instituição e ao funcionamento da dinâmica da administração de empresas e outras entidades”, explica o palestrante.

Trabalhar durante anos em uma função e ter grande conhecimento da área em que trabalha não te faz um consultor, nem no caso de demissão da empresa onde foi explorado esses conhecimentos:

IMG_9569“Para você atuar na área de consultor de organização, assim como em qualquer área, é necessária uma capacitação de Consultoria, que é diferente de conhecimentos técnicos de uma determinada área. Ser um especialista não faz do profissional um consultor”, garantiu.

Para Roberto Ribeiro a participação do cliente nos diagnósticos é fundamental, afinal um cliente só chama o consultor quando a empresa encontra problemas.

“É importante que o consultor saiba ouvir os seus clientes em meio ao problema para entender e diagnosticar uma precisa solução ao problema”.