Por Bismark Alves
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro enviou um ofício à Ministra da Saúde, Nísia Trindade, expressando interesse em colaborar com o Comitê Gestor dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro durante o período de intervenção nos hospitais federais do estado. Segundo a pasta, o comitê gestor do Ministério da Saúde vai atuar por pelo menos 30 dias junto às direções de cada hospital, para recuperar e reestruturar as unidades. 

O documento assinado pelo presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, destaca que o Conselho possui uma Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde, composta por Administradores e gestores atuantes nos segmentos médico-hospitalar e serviços relacionados à saúde, especialmente na esfera pública. O Conselho reitera que a comissão está pronta para oferecer suporte em questões relacionadas a processos administrativos, licitações, qualidade e segurança no trabalho, visando contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados pelos hospitais federais. 

O CRA-RJ também ressalta que, na jurisdição fluminense, é a autarquia de fiscalização do exercício profissional responsável por registrar e fiscalizar, dentre outras atribuições, as empresas que prestam serviços terceirizados, inclusive aos hospitais públicos. Além disso, coloca os administradores e gestores profissionais à disposição para aplicar as melhores técnicas e estratégias que assegurem a efetividade das diversas entregas esperadas dos hospitais. 

No fim do ofício, o Conselho reiterou sua disponibilidade para colaborar com a Ministra da Saúde de todas as formas consideradas necessárias para promover avanços na gestão dessas instituições hospitalares, historicamente tão relevantes para o sistema de saúde no Estado do Rio de Janeiro. 

Leia o ofício completo aqui.