O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro foi representado pelo Adm. Wagner Siqueira, conselheiro federal pelo Rio e presidente do Conselho Federal de Administração, na Jornada de Administração 2017 dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), no dia 5 de outubro, em Campos dos Goytacazes (RJ). O evento contou com a participação de dezenas de estudantes e professores de Administração da própria instituição e de outras escolas de nível superior da região. O responsável pela articulação que culminou no sucesso do evento, em público e em crítica, foi o Adm. Manoel Francisco D’Oliveira, conselheiro do CRA-RJ representante do Conselho na Região Norte/Noroeste Fluminense.
A palestra ministrada pelo Adm. Wagner Siqueira trouxe à tona a necessidade de os Administradores se capacitarem cada vez mais para lidar, de forma eficiente, com as novas realidades que se apresentam dentro das organizações. Entre outras questões, ele ainda distinguiu a ética/moral organizacional da ética/moral pessoal.
“As organizações são morais? Não são. Mas também não são imorais. As pessoas que as integram é que são ou não são. Logo, a gente precisa estar em equilíbrio nesse contexto, contrabalanceando esses processos. Respeito ao cliente é importante, mas isso vai me levar a pensar ‘eu vou respeitar o cliente tanto que vou mandar ele comprar na outra loja, porque é mais barato?’”, questionou Siqueira.
Para o coordenador do curso de Administração do Isecensa, Adm. Túlio Baita, a iniciativa foi boa para os estudantes de Administração pois puderam perceber melhor a realidade na qual serão inseridos ao concluírem o curso e se registrarem no CRA-RJ.
“Foi muito representativa essa participação do presidente do CFA nessa jornada para trazer essa visão macro, mostrando que Administração não é só o que estamos fazendo aqui na cidade, mas que ela é muito mais ampla. A abordagem que ele trouxe ajuda a pensar nas oportunidades de mercado, que são muito amplas, e a não enxergar a empresa apenas da porta para dentro, mas pensar numa cidade, numa região, no país. Enfim, na sociedade em geral”, destacou Baita.

“É importante essa divulgação da Administração, porque muitas vezes as pessoas consideram que essa é a profissão de quem não sabe o que quer, o que não é verdade. A gente sabe muito bem o que quer. Temos tanta consciência do que queremos, que saímos ao mercado, vemos os mesmos problemas, mas com outros olhos, e resolvemos problemas de pessoas e organizações”, disse a estudante.
A apresentação completa fica disponível na Rádio CRA-RJ.
Entrevista
Antes de seguir para sua apresentação, o Adm. Wagner Siqueira, juntamente com a equipe do CRA-RJ, conheceu as instalações da Record Interior. Os setores foram apresentados pelo jornalista Marcos Silva, diretor-executivo da unidade. Uma equipe de reportagem da emissora também seguiu para o evento para uma entrevista ao vivo com o presidente do CFA, antes de sua apresentação.










