O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro realiza a impugnação de quatro concursos públicos do estado do Rio de Janeiro. Com objetivo de valorizar a carreira dos Administradores e Tecnólogos,   o CRA-RJ analisou as irregularidades e informou aos órgãos competentes.

a) Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – fundação Cecierj

O edital do concurso oferece vagas para Administrador e analista de redes,     Analista de sistemas e banco de dados e Técnico executivo administrativo, ambas sem sinalizar a exigência da graduação em Administração.

O CRA-RJ comparou as atividades previstas no edital às funções especificas do Administrador, de acordo com a Lei 4.769/65, e não encontrou divergência entre elas. A alteração solicitada diz respeito à exigência da graduação em Administração e ao registro profissional no Conselho.

b) Agência Nacional de Cinema – Ancine

O edital do concurso oferece o cargo de Analista Administrativo I para profissionais graduados em qualquer área de especialização.

O CRA-RJ enviou um documento solicitando a alteração do edital e a exigência do diploma de graduação em Administração, reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura, e registro no CRA-RJ.

c) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

O edital do concurso oferece o cargo de professor NI-16, para as áreas de Administração da Produção, Empreendedorismo, Gestão da Qualidade, Gestão Empresarial, Gestão do Meio Ambiente, Métodos Quantitativos e Sustentabilidade. Porém, para que o candidato possa concorrer à vaga é necessário que ele  possua graduação em qualquer área e pós-graduação em Administração, Direito, Economia ou Engenharia.

O CRA-RJ solicitou que apenas graduados em Administração com registro profissional em dia possam concorrer aos cargos.

d) Universidade Federal Fluminense – UFF

O edital do concurso oferece, na carreira do magistério superior, o cargo de Adjunto A na área de Administração Geral e exige formação superior em Administração e Engenharia da Produção e cursos de mestrado e doutorado nas mesmas áreas.

O CRA-RJ solicitou que apenas profissionais que possuam graduação em Administração e registro profissional em dia possam participar do processo seletivo.