Por Cristiane Muniz
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
No dia 15 de abril (quarta-feira), a partir das 9h30, na sede do CRA-RJ você tem um encontro marcado para uma palestra essencial: “SUS: Entre o Direito à Saúde e a Efetividade Sistêmica”, com a Adm. Fabi Mattos Luiz. Esse evento fará você refletir sobre como o direito à saúde se concretiza na prática, os desafios enfrentados pelo sistema público e o papel do setor privado nesse cenário tão complexo e atual. Inscrições gratuitas.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das maiores políticas públicas já implementadas no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988 com base no princípio de que a saúde é um direito de todos e dever do Estado. No entanto, sua efetividade vai além da garantia formal desse direito, alcançando dimensões econômicas, estruturais e de interação com o mercado privado.
A própria Constituição autoriza a participação da iniciativa privada na assistência à saúde, seja por meio da saúde suplementar, que é representada pelos planos de saúde, ou pela saúde complementar, quando instituições privadas atuam diretamente em parceria com o sistema público.
Mais do que um sistema de saúde, o SUS se consolida como um instrumento essencial de desenvolvimento regional sustentável. O assunto, nesse sentido, não deve ser visto apenas como gasto público, mas como investimento social e econômico, capaz de impulsionar qualidade de vida, produtividade e inclusão.
Segundo a Adm. Fabi Luiz, a oferta de saúde para todos, de forma igualitária, é um grande desafio. Por isso, é muito importante que o mercado faça essa complementação.
“É muito difícil ofertar saúde pública de forma integral, isonômica e universal a todos os cidadãos. A gente precisa, sim, que o mercado complemente, através de processos administrativos, licitatórios, contratos de gestão e uma série de especificidades do Direito Administrativo, que oportunizam essa parceria entre o setor público e o privado”, salienta a especialista, que também promete trazer insights relevantes para profissionais, estudantes e todos os interessados em gestão, políticas públicas e saúde.
Garanta sua participação e faça parte dessa discussão fundamental para o presente e o futuro da saúde no Brasil. Inscreva-se e clique aqui.
O evento é gratuito e também contará com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube e pela plataforma de eventos do Conselho.







