Por Josué Amador |

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoveu o Encontro de Administrador da Região Serrana, no auditório da Alterdata Software – apoiadora do evento, em Teresópolis. Os temas trabalhados foram “Tendências e Oportunidades para o Administrador na Era Digital”, com o coordenador da Comissão Especial de Logística do CRA-RJ Adm. Hélio Meirim, e “O Administrador na Era Digital”, apresentado pelo diretor-geral da Universidade Corporativa do Administrador e conselheiro federal pelo CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira.

O vice-presidente de Educação, Estudos e Pesquisas do CRA-RJ, Adm. Antonio Andrade, representou o presidente do CRA-RJ, Adm. Wallace Vieira, que não pôde estar presente, e foi responsável pela abertura do Encontro ao lado do Adm. Rodolpho Mader, representante da Casa do Administrador da Região Serrana. O prefeito do município, Vinicius Claussen, e o CEO da Alterdata Software Ladmir Carvalho, também estiveram presentes na ocasião.

Em sua apresentação, Meirim parabenizou a determinação do público em participar do evento, mesmo com o tempo chuvoso, pois isso demonstra interesse em conhecer e crescer na carreira, contou um pouco de sua experiência e se classificou como um eterno aprendiz. Entre outras questões, ele explicou que algumas tecnologias foram criadas há mais tempo do que se imagina, dando exemplos de sucessos e de fracassos ao longo na história, destacando que inovação sem ações assertivas não gera sucesso organizacional e mercadológico.

Já Siqueira destacou a necessidade de os profissionais da Administração se reinventarem, não só tecnologicamente, mas também culturalmente e mentalmente. Segundo ele, não adianta serem criadas novas ferramentas todos os dias, se os modelos de processos de gestão de pessoas e de recursos materiais permanecem atrasados. Ele ainda chamou a atenção para o fato de que o Brasil está perdendo, mais uma, vez o curso da história ao não se preparar efetivamente para a Era Digital, repetindo os erros de ter ficado de fora das revoluções anteriores, em âmbito de ciências tecnologias.

Os presentes no evento poderão imprimir o certificado de participação pelo site da Universidade Corporativa do Administrador. Em breve, as apresentações completas estarão disponibilizadas gratuitamente na CRA-RJ Play e na Rádio ADM RJ.

“A primeira dica que eu dou pra vocês é: ‘Se você quer ser um profissional atento a esse mundo de transformação, seja um profissional de olho na inovação, mas não esqueça da última parte da palavrinha. Não esqueça de que você precisa ser elemento que possibilite a ação. Se não, vai acontecer com você igual ao cara da Kodak. Vai ter uma ideia super legal que não vai pra frente”, Adm. Hélio Meirim – Coordenador da Comissão Especial de Logística do CRA-RJ.

 

 

“O Conselho do Rio já está fazendo contabilidade com máquinas, receita e despesa, balanço e balancete. O contador só entra para assinar, porque tem a obrigação legal, mas em verdade nem precisaria. Outras grandes organizações também fazem assim, mas dos 560 Conselhos profissionais do Brasil, só o [de Administração] do Rio faz isso. Não é uma coisa que ainda vai se fazer, já é feito, hoje”, Adm. Wagner Siqueira – Diretor-geral da Universidade Corporativa do Administrador e conselheiro federal pelo CRA-RJ.

 

 

“Vou dar uma de profeta da catástrofe, mas isso pode ser bom ou ser ruim. O Brasil está extremamente atrasado diante de tudo isso que está sendo dito. Aquilo que o Meirim falou está chegando, mas aqui se produz muito pouco. Primeiro, porque não se tem dinheiro; segundo, porque não se tem pessoal qualificado para desenvolvimento; e terceiro, por conta da velocidade com que as coisas são desenvolvidas [no Brasil], é tudo muito lento”, Adm. Antonio Andrade – vice-presidente de Educação, Estudos e Pesquisas do CRA-RJ.

 

 

“Vocês estão entrando, alguns fazendo curso superior, em uma profissão que move a economia do nosso Brasil, que a transforma em algo mais pujante, que realmente pode fazer a diferença. […]. Há uma tendência, os economistas estão falando muito isso, e vai abrir uma janela de oportunidade imensa para todos que tenham capacidade, que estão estudando, se aprimorando e entendendo as transformações que estão acontecendo na sociedade”, Ladimir Carvalho – CEO da Alterdata Software.

 

 

“Principalmente, no mundo moderno, precisamos ser generalistas e a Administração cria essa amplitude. E depois que você tem essa base, vai então focar numa especialidade, numa profissão, algo que te encante. E eu estou vendo aqui muitos jovens. Por favor, façam aquilo que vocês amam, não procurem fazer algo só pelo dinheiro. Guardem essa dica, daqui a 5, 10, 20 anos, vocês vão, talvez, seguir um caminho que pode ser muito amplo e feliz na vida de vocês seguindo essa simples dica”, Vinicius Claussen – prefeito de Teresópolis.