O 2º Seminário de Responsabilidade Técnica do CRA-RJ trouxe aos presentes e internautas um panorama sobre o papel da Universidade Corporativa do Administrador, as novas funcionalidades do Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa) e o eSocial. O objetivo do Conselho é disponibilizar ferramentas aos seus registrados para uma atuação satisfatória dentro das organizações.
O evento contou com a participação do Adm. Wagner Siqueira, presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), da Adm. Elizabeth Bastos, vice-presidente de Registro Profissional do CRA-RJ, e de funcionários do CRA-RJ, que também tiraram dúvidas dos participantes. Uma das palestras do evento foi a do especialista em Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) Dante Barini, que falou sobre o eSocial e os impactos na vida dos profissionais da Administração.
O presidente do CFA considerou o evento muito produtivo e esclarecedor, principalmente porque aponta um novo caminho a ser seguido por todas as organizações e profissionais da área da Administração.
“Tivemos uma manhã muito rica e de muito trabalho com importantes informações sobre a extensão da
A Adm. Elizabeth Bastos também destacou o atual momento pelo qual o Conselho está passando, com a implantação do Sifa, que também traz o Adm Empregos e a Rede Social entre outros benefícios exclusivos para os registrados no CRA-RJ.
“A partir de agora, o responsável técnico, além das suas atribuições de emissões de pareceres, relatórios, planejamento, coordenação, nas empresas registradas nas quais ele atua, ele também terá a facilidade e o papel de suma importância de poder também capacitar os colaboradores dessas empresas registradas, por meio da Universidade Corporativa do Administrador”, ressaltou a Administradora.
Durante sua apresentação do e-Social, Dante Barini destacou a necessidade de os profissionais da Administração se dedicarem a entender todos os processos do eSocial, pois as multas por falhas no lançamento de informações são enviadas às empresas e seus gerentes e não aos contadores apenas. Assim, quanto mais o profissional da Administração entender da plataforma, menos problemas acarretará à organização que representa e a si mesmo enquanto profissional responsável técnico.
“Aos profissionais da Administração cabe uma enorme responsabilidade com relação ao e-Social, pois informaçõestransmitidas de forma errada podem ser interpretadas como tentativa de engano ao fisco, e o responsável responderá por crime federal. O e-Social não pode ser levado como algo de responsabilidade apenas dos contadores, mas sim de toda empresa, de chão de fábrica até a alta administração […], e não será bem feito, isento de multas, se não abranger e definir as pessoas”, enfatizou Barini.
A apresentação completa fica disponível no Facebook do CRA-RJ, na CRA-RJ e na Rádio ADM RJ.









