O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro requisitou a impugnação do concurso público da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o cargo de Analista de Gestão e Planejamento. Foi encaminhado ofício à empresa e à organizadora do processo seletivo,

O CRA-RJ constatou que apenas profissionais de Administração têm as habilidades necessárias para ocupar o cargo oferecido no concurso,     ao contrário das informações disponíveis no edital,   que oferecem a vaga  para profissionais com formação em qualquer área.

O presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, acredita que o rigor da fiscalização é fundamental para a valorização do Administrador, para a responsabilidade de fortalecer e unir a classe e proteger a sociedade garantindo que as funções sejam exercidas por profissionais devidamente qualificados e legalmente habilitados.

“É cristalina a necessidade de  inclusão do profissional habilitado para o cargo em questão, tendo em vista que o curso de Administração e o respectivo registro junto ao CRA é que garantem as qualificações devidas para o preenchimento dos mesmos”, avalia o presidente.

Como parte da permanente ação de fiscalização, outras impugnações já foram solicitadas pelo CRA-RJ durante este ano, como o do cargo de Analista em áreas Administrativa do concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), além de outros três concursos públicos que ofereciam cargos de Analista Administrativo e requeriam formação em qualquer área de especialização, como o da Agência Nacional de Cinema (Ancine); o do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); e o da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O Conselho tem no site um canal exclusivo receber denúncias do exercício ilegal da profissão. Para enviar sua denúncia, clique aqui.