Por Marcel Oliveira
Sob supervisão de Érika dos Anjos|
O CRA-RJ, na qualidade de ente orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão de Administrador, solicitou formalmente a impugnação do edital do Concurso Público promovido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).
O pedido do Conselho é para modificação do cargo de ‘Técnico Profissional de Nível Superior – Administração de Empresas’ e tem como base o descumprimento da Lei nº 4.769/65, da Constituição Federal e das Resoluções Normativas do Conselho Federal de Administração. Tal cargo permite equivocadamente a inscrição de profissionais com ensino superior completo em qualquer área, no entanto as atribuições da função, de acordo com o edital, são administrativas e devem ser destinadas exclusivamente a Administradores que possuam o registro profissional ativo na instituição.
Desta forma, vê-se obrigatória a retificação do edital alterando a abrangência da vaga a fim de se adequar a legislação vigente.
O presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, salientou a importância da fiscalização dos concursos públicos.
“Esta fiscalização dos certames é um processo contínuo dentro do CRA-RJ, auxiliando a construção de uma administração pública mais profissionalizada e orientada para resultados”, destacou.
O Conselho disponibiliza um canal anônimo para que profissionais e a sociedade em geral possam realizar denúncias sobre o exercício irregular da profissão. Clique aqui e contribua para a fiscalização da profissão.