O consultor Cláudio Porto, presidente-fundador da Macroplan Consultoria, é um dos palestrantes do X Encontro de Administradores (Encad) e falará sobre o tema “O Brasil possível: desafios e perspectivas”, ao lado do economista Sérgio Besserman. Ele tem se apresentado bem confiante com o sucesso do evento, principalmente pela discussão em torno do tema central “Da máquina à rede:  a nova realidade da Administração”, que acredita ser abrangente e relevante para os dias atuais e futuros.

De acordo com Cláudio Porto, a escolha do tema instiga os Administradores ao tratar da gestão de empresas públicas e privadas, Governos e organizações de terceiro setor em uma sociedade totalmente conectada. Ele explica que o modo de vida em rede cria uma diferença significativa na maneira como o Administrador trabalha, mas isso não pode impedir a prática de boa gestão.

Claudio Porto“Administrador é aquele que precisa fazer acontecer da melhor maneira possível no contexto de uma organização, seja ela pequena empresa ou uma grande instituição. Esta forma de atuar permanece sendo, ao meu ver, o grande desafio e a missão do profissional em Administração”, ressaltou.

Cláudio Porto considera também que ‘o papel do Administrador ganha relevo’ durante períodos de crise como a que país tem passado.

IMG_5498“O Brasil está descobrindo o que representa uma boa gestão, porque nós quase fomos à ruína econômica por causa de má gestão da economia e do Governo. Não só na área federal, mas também em alguns estados, onde temos visto situações desastrosas. Isto acontece porque, em grande parte, deixou-se de levar em conta alguns fundamentos da Administração de qualidade”, defendeu o consultor.

Claudio Porto apresentou alguns pontos para que o Brasil retome o controle de sua economia e retorne ao caminho do crescimento, que podem ser conferidos em uma entrevista completa feita com ele para a TV e na Rádio do CRA-RJ.