Por Gleici Monteiro
Sob orientação de Érika dos Anjos 

Entre os dias 13 e 15 de agosto, o Instituto Valora Vita irá promover o curso “Introdução à Prevenção e Posvenção do Suicídio”. A iniciativa, que tem o apoio do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, segue uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção do suicídio e visa capacitar profissionais nos mais diversos ambientes e instituições, incluíndo o coorporativo. 

Segundo dados do “Suicide worldwide in 2019”, relatório da OMS com orientações para ajudar os países a melhorarem sua prevenção e atendimento, mais 700 mil pessoas morrerram por suicídio naquele ano, o equivalente a uma em cada 100 mortes registradas no mundo. Negar ou ocultar essa triste realidade é uma forma de perpetuar o tabu social acerca do assunto. A melhor estratégia é trazer visibilidade para o tema, com muita responsabilidade e sensibilidade, investindo em ações de capacitação profissional sobre a importância da saúde mental, prevenção e posvenção do suicídio nas organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Segundo Patrícia Fanteza, coordenadora do curso, “o desconhecimento de um gestor gera problemas sérios para o colaborador adoecido e também para a empresa. Por este motivo, pensamos ser de suma importância que organizações trabalhem de maneira preventiva, investindo em cursos para capacitar seus gestores e colaboradores”.

O workshop será ministrado pelo psicólogo clínico, dr. Carlos Aragão Neto, uma referência na área ligado às mais respeitadas instituições nacionais e internacionais que trabalham com prevenção e posvenção do suicídio. Também estarão presentes o dr. Nelson Goldenstein, médico psiquiatra do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), e o Major Diógenes Munhoz, membro da diretoria da Associação Brasileira para Estudos e Prevenção do Suicídio. 

Devido à pandemia, o curso será realizado de forma completamente remota nos dias 13, 14 e 15 de agosto e terá emissão de certificado de participação após o encerramento. Ao todo serão 16 horas de aprendizado com discussões teóricas e práticas visando ampliar o conhecimento dos alunos acerca do tema.

 O CRA-RJ reitera a importância de iniciativas de prevenção e conscientização da saúde mental nas organizações apoiando campanhas como “Janeiro Branco” e “Setembro Amarelo”, assim como a promoção de um ambiente de trabalho saudável para o colaborador durante todo o ano.

As inscrições estão abertas no site do instituto e qualquer dúvida deve ser encaminhada para o e-mail [email protected].

Falar sobre prevenção é falar de saúde e vida! Faça sua inscrição e não fique de fora dessa!