Por Bismark Alves
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

Hoje, dia 28 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, trazendo o orgulho e a importância de se respeitar a diversidade em qualquer lugar, seja no ambiente público ou profissional. Essa data marca a Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, quando pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, conhecido ponto de encontro para a população LGBTQIAP+ e outras pessoas em situação de vulnerabilidade, que lutaram contra as agressões, a repressão e a violência policial que sofriam, na época em que a homossexualidade ainda era considerada crime em muitos lugares.

Percebemos que com o passar dos anos é nítido o crescimento de pessoas que estão se manifestando em prol do movimento e levantando a bandeira contra a discriminação que existe em ambientes de trabalho, o que incentiva a outros colaboradores a fazerem o mesmo, porém o preconceito ainda é bem persistente. O LinkedIn, rede social voltada às atividades profissionais, fez um levantamento comparativo entre os anos 2019 e 2022, com o objetivo de destacar as relações dos profissionais da comunidade LGBTQIAP+ com o mercado de trabalho. Apesar de a pesquisa mostrar avanços significativos na rotina desses profissionais, quase metade da comunidade alega ter sofrido discriminação no local de serviço. 

A pesquisa mostrou que 8 em cada 10 membros da comunidade LGBTQIAP+ compartilham sua identidade de gênero e/ou orientação sexual no ambiente de trabalho, acreditando que as companhias deveriam exercer um papel ativo na promoção de igualdade entre os colaboradores, inclusive na criação de medidas contra casos discriminatórios. Nesse sentido, a Gestão de Recursos Humanos deve ratificar seu apoio na luta por direitos iguais de todos seus membros e colaboradores, dando ao profissional o respeito e a liberdade necessários dentro da organização.

Esse também é o entendimento do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, que busca sempre enfatizar a importância das empresas no desenvolvimento social contra a discriminação, conforme preconiza alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, ao qual o CRA-RJ é signatário desde 2012. 

“A diversidade nas organizações é um assunto muito importante e que deve ser tratado com total dedicação e respeito.  Às empresas, por meio de seu RH, têm um papel relevante no desenvolvimento social desse cenário de inclusão e diminuir ao máximo a intolerância em todo sentido, e criar políticas para promover a responsabilidade quando o assunto é cultura de respeito e igualdade de gênero. O CRA-RJ tem orgulho de abraçar essa causa”, afirma o Tecnol. Waldir Irineu da Silva Junior, diretor de Registro Profissional da instituição e especialista em Recursos Humanos.

A Tecnol. Patrícia de Arvellos, coordenadora da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ, fala sobre a importância da inclusão no RH na busca por esse objetivo. 

“O RH é fundamental na inclusão e na  diversidade nas organizações. Pois, nós ao contratarmos avaliaremos o perfil profissional x perfil do cargo e o gênero do profissional não tem a menor importância no seu desempenho. O RH precisa apenas se atentar à cultura organizacional na qual está inserido, pois não adianta remar contra a maré e contratar um excelente profissional que depois será discriminado e ficará infeliz numa organização sem essa cultura formada. É o clichê de contratar a pessoa certa para o lugar certo. Mas, o RH de uma cultura de diversidade, pode e deve desempenhar o papel de contratar, e capacitar os profissionais, independente de seu gênero”, destaca Patrícia. 

Desde 2017, após solicitação do CRA-RJ, todo o Sistema CFA/CRAs inclui o nome social de travestis, transexuais e transgêneros na CIP nacional, garantindo a dignidade profissional e civil das pessoas vinculadas à instituição.

Guia

A CEDS (Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual), órgão da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de informar e orientar o público LGBT e a sociedade como um todo, junto à SMS (Secretaria Municipal de Saúde), elaborou um guia com informações e esclarecimentos sobre o atendimento na rede de saúde e serviços de apoio psicossocial que  pode ser acessado aqui

Dia 28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, mas tenha orgulho de ser quem você é todos os dias, respeitando todas as formas de amar, para mostrar que o mundo é um lugar para todos.