Por Gabriel dos Anjos
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

Dia 6 de outubro é a data para celebrar os tecnólogos do Brasil, estabelecido pela Lei nº 9.657/1997, e enaltecer estes profissionais que estão sendo cada vez mais buscados no mercado de trabalho. Afinal, são uma mão de obra altamente qualificada e com grandes perspectivas de inserção e sucessos nas empresas.

Sempre na vanguarda da profissão, o CRA-RJ foi o primeiro Regional a registrar tecnólogos, em junho de 1980. Atualmente, o Conselho fluminense conta com 8.231 tecnólogos registrados, sendo 5.141 homens e  3.090 mulheres. O curso com maior número de registros é o Tecnólogo em Processamentos de Dados. No Brasil, de acordo com o Censo da Educação Superior, no ano de 2020, os cursos tecnológicos tiveram maior aumento no número de ingressos, em relação a 2019, e alcançaram a marca de 1.435.197 estudantes matriculados.

Os tecnólogos são profissionais altamente demandados no mercado de trabalho, justamente pelo perfil do curso, que possui características específicas, como ressalta o Tecnol. Waldir Irineu da Silva Júnior, diretor de Fiscalização do CRA-RJ, com 29 anos de experiência na área. 

“O curso de tecnólogo tem uma formação diferenciada com relação a outras áreas, uma vez que tem acesso mais rápido ao mercado de trabalho pelo fato do curso ter curta duração. Mesmo com a duração, o aluno que escolhe fazer a graduação de tecnólogo, além de obter os conhecimentos específicos na área, também consegue fazer a prática para adquirir experiência e, consequentemente, maior oportunidade para ir ao mercado, gerando boa empregabilidade”, afirma o diretor.

A Tecnóloga em Processos Gerenciais Ana Maria Martins, gerente de Registro Profissional do CRA-RJ, destaca a importância do seu curso superior de tecnologia para as atividades que exerce atualmente no setor em que trabalha. 

“Fiz o curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais para me especializar em processos de planejar, organizar e controlar os recursos organizacionais, o que vem ajudando muito a fazer o planejamento das atividades do meu setor, otimizando o trabalho e identificando pontos a serem aprimorados”, garante.

Já o Tecnólogo Marcelo Vieira, assessor do sistema corporativo do CRA-RJ, comenta sobre o orgulho de ser um profissional formado em curso tecnológico e parabeniza todos profissionais da área.

“Ser Tecnólogo é um desafio para todos os profissionais. Hoje eu me sinto realizado por ser registrado e tenho o prazer de trabalhar no Conselho que regulamenta a profissão. Parabéns a todos os amigos e amigas que trabalham ou estudam na área da Tecnologia”, ressaltou Vieira.

Registro

O Sistema CFA/CRAs possui o ‘Guia de Orientação Profissional do Tecnólogo em determinada área da Administração’, que contém informações e orientações sobre a profissão e o registro profissional. Além de atuarem de acordo com a Lei, os registrados recebem a Carteira de Identidade Profissional (CIP), na cor verde, e possuem diversos benefícios exclusivos, como acesso gratuito aos cursos da UCAdm, Orientação Sociojurídica, Clube de Serviços e muito mais.

Consulte os cursos de tecnologia habilitados. Para se registrar, acesse o Autoatendimento do CRA-RJ e faça seu pré-cadastro. 

 

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro deseja parabéns a todos os tecnólogos pela data!