Por Josué Amador

A primeira edição do programa ‘Dose de Gestão’, com a participação de membros da Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde, foi sobre “Supply Chain” e teve como entrevistado o Adm. Jamil Moyses Filho, que explicou como a boa gestão da cadeia de suprimentos dentro dos ambientes de saúde promove eficiência na prestação de serviços e geração de bons resultados financeiros.

Em um primeiro momento, Moyses lembrou a definição do que é a logística em sua essência e depois a inseriu no contexto das organizações ligadas à saúde, definiu ainda alguns pilares para a excelência na prestação de serviços e aconselhou profissionais e estudantes que desejam investir neste segmento de atuação.

“Logística, se pudesse colocar em uma frase, seria ‘o gerenciamento do fluxo de bens e serviços’. Tudo que flui bem está a favor da Logística, tudo que flui mal ou estanca é contra a Logística. E ela ganhou importância quando as margens caíram e quando o papel do gestor aumentou em termos de responsabilidade, principalmente para a área de saúde, cujos profissionais – médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais – sempre se preocuparam em cuidar bem da parte clínica e assistencial, mas não havia uma necessidade de se preocuparem também com a gestão. Hoje há essa necessidade”, destacou.

Para o Administrador, os gestores dessa área não devem se envergonhar de visar o lucro, desde que seja obtido de forma lícita e por meio da prestação de ótimos serviços. Seria como o ciclo virtuoso do servir bem para servir sempre.

“O Administrador pode e tem condições de exercer um excelente trabalho nesse sentido, agregar valor às organizações de saúde. Nós estamos vendo que todas as margens de segmentos empresariais estão caindo, então hospital público precisa ser superavitário e o hospital privado precisa ter o retorno [financeiro] e isso não é pecado. Dentro de critérios éticos, legais e morais não tem nenhum problema um hospital filantrópico ou público ser superavitário, porque ele reverte em favor da sociedade”, defendeu Moyses.

Capacitar-se, segundo o entrevistado, é o primeiro passo para quem deseja fazer a diferença nesse mercado que está em expansão para os profissionais da Administração. Aos interessados em saber mais sobre a área, a entrevista completa está disponível na CRA-RJ Play e na Rádio ADM RJ. Também é importante ficar atento aos novos programas, quadros e eventos que serão divulgados pelos canais de comunicação do CRA-RJ.