Por Tiberius Drumond

Apesar da pandemia ter criado obstáculos para tantos planos pessoais e profissionais, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro tem se esforçado para retomar suas atividades com segurança. Um desses importantes marcos da retomada do Conselho aconteceu, no dia 21 de dezembro, com a mais alta honraria da profissão: a entrega das Medalhas Adm. Belmiro Siqueira.

Instituída pela resolução normativa nº 215, aprovada por unanimidade pelo plenário do CRA-RJ em 19 de outubro de 2012, a homenagem é concedida aos administradores que estão há mais de 40 anos inscritos regularmente no Conselho e que exerceram, ou ainda exercem, a profissão em diferentes áreas e assim contribuem com seus talentos para a disseminação e valorização da ciência e da administração profissional em nosso país.

O evento foi realizado de modo híbrido, antes da reunião da Plenária, número 4.094. Para evitar aglomerações, alguns conselheiros estiveram presentes no auditório da sede da instituição e outra parte acompanhou de modo virtual.

O paraninfo, escolhido por unanimidade pelos homenageados, foi o Adm. Wagner Siqueira, conselheiro federal do CRA-RJ, Diretor-Geral da UCAdm – Universidade Corporativa do Administrador e filho do patrono da profissão.

Os agraciados foram: Adm. Adolpho da Silva Oliveira, funcionário do CRA-RJ; Adm. Agamêmnom Rocha Souza, Diretor de Educação, Estudos e Pesquisas e Conselheiro Efetivo; Adm. Clésio Guimarães Faria, Conselheiro Suplente, Representante do CRA-RJ em Cabo Frio e membro da Comissão de Gestão Pública; Adm. Paulo Roberto Hollanda, Conselheiro Efetivo.

Para o presidente do CRA-RJ, Adm. Leocir Dal Pai, essa é uma importante ocasião para celebrar e valorizar a história da Administração no estado do Rio de Janeiro e no Brasil.

Compromisso CRA-RJ 

O presidente do CRA-RJ reforça ainda o compromisso da instituição com a entrega de todas as medalhas, a partir do primeiro semestre de 2022, para aqueles que adquiriram a condição de obtê-las e não as receberam nos anos de 2020 e 2021. “Iremos realizar de modo descentralizado, inclusive, indo até algumas cidades do interior para realizar a entrega das medalhas. Esperamos que até junho de 2022 possamos concluir essa atividade”.

– Por conta dos cuidados na pandemia, não conseguimos realizar um evento maior para reunir todos os merecedores da honraria. Foi uma solenidade modesta, mas revestida de sua enorme importância e grandeza incalculável, dedicada aos nossos colegas de profissão que fizeram e fazem tanto pela profissão. São eles que concedem toda a sustentação ao Conselho – destaca.

Emoção e gratidão à profissão

Comovidos, os quatro administradores que receberam a medalha Adm. Belmiro Siqueira expressaram seus sentimentos e mostraram todo o seu orgulho pela profissão. Veja um pouco sobre o que os homenageados falaram.

– Adm. Adolfo Oliveira 

“Eu estou muito emocionado de receber esta alta condecoração das mãos do meu querido e estimado amigo Wagner Siqueira. Para mim é uma honra receber essa medalha após tantos anos de luta que enfrentamos ao longo do tempo. Não poderia também deixar de registrar aqui que, além do filho do nosso patrono, eu tive a felicidade e a graça de conhecer a pessoa Belmiro Siqueira. Uma pessoa bondosa, humana, que me incentivou e me deu coragem para escolher a Administração. Por isso, quero aqui deixar o meu eterno agradecimento a todos vocês e cumprimenta-los pela presença nessa solenidade”. 

– Adm. Agamêmnom Rocha Souza

“Passados 34 anos que eu frequento o CRA-RJ e receber a medalha que leva o nome do Patrono da Administração, Belmiro Siqueira, pelas mãos de seu filho, Wagner Siqueira, é uma emoção dobrada. O primeiro emprego que procurei de professor foi através do Belmiro Siqueira, dois anos antes dele falecer, e eu gostaria de agradecer ao CRA-RJ por essa oportunidade ímpar de conviver diariamente com a medalha mais importante que eu já recebi. Para mim é um motivo de muito orgulho. Wagner, o fato de você ser o paraninfo de todos não é uma simples coincidência, mas sim um agradecimento. Você nos encaminhou e eu devo 90% da minha projeção profissional a você. Muito obrigado por tudo! ”. 

 

– Adm. Clésio Guimarães Faria

“A vida é feita de escolhas! Olhamos para trás e vemos que às vezes escolhemos caminhos errados e, outras vezes, caminhos acertados. Eu escolhi o caminho certo quando escolhi a Administração e, graças a essa escolha, entrei para o magistério e fui ser professor ao lado da minha atividade empresarial durante muitos anos. Continuarei lutando pela nossa profissão, pela nossa imposição perante ao mercado e para que haja o reconhecimento da importância do Administrador para as atividades. Eu quero agradecer essa honraria que me foi concedida. Eu me emociono em poder recebê-la pois, através dela, sei que o nosso trabalho não tem sido em vão. Esse é um incentivo para que os demais também possam perseverar e continuar a prestigiar o nosso conselho. Muito obrigado! ” 

 

– Adm. Paulo Roberto de Abreu Hollanda

“Receber essa medalha, Belmiro Siqueira, patrono da nossa profissão, é o reconhecimento de que tudo valeu a pena. As 44 mil horas de estudo e os 42 anos de profissão demonstraram que quando se faz com amor tudo dá certo e vale à pena. Muito obrigada à Ciência da Administração, ao Wagner Siqueira e a todos do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro”.

 

– Adm. Wagner Siqueira, paraninfo da solenidade

O meu corpo está de pé, mas a minha alma está de joelhos em agradecimento a essa honrosa escolha de paraninfo desse grupo tão representativo de profissionais de Administração. Daqui a muito anos lembrarei com uma saudade, entranhável e deleitosa, desta homenagem, essa honra e essa escolha que me foi feita a nível pessoal e que eu estendo à minha família, minhas irmãs, aos netos e bisnetos do Belmiro. Muito obrigado pela gentileza de vocês, as palavras dos homenageados e a emoção deste ambiente. Ela reflete muito o que foi a representatividade do Belmiro como patrono da profissão”. 

 

 

O CRA-RJ é grato por toda a enorme dedicação desses profissionais que escreveram, e ainda escrevem, belíssimas linhas que compõem a história da Administração no país.