O mercado de carbono e a importância do fator humano diante do avanço da inteligência artificial foram os principais temas do Encad Macaé 2026 — Encontro de Administradores, promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ). Realizado, dia 24 de setembro, no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, na Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), o evento reuniu profissionais, estudantes e representantes de instituições de ensino para discutir desafios e oportunidades da gestão contemporânea.
A mesa de abertura foi composta pelo presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, pela delegada do Conselho em Macaé, Adm. Janaína Ribeiro Peixoto Mothé, pela conselheira Adm. Rosangela Arruda; e pelo diretor da FeMASS e secretário-executivo de Ensino Superior do município, Edkleisson de Paiva de Souza.
O diretor da FeMASS ressaltou a trajetória da instituição na formação de administradores e sua contribuição para o desenvolvimento de Macaé e dos municípios da região. A delegada do CRA-RJ em Macaé abordou a necessidade de fortalecer os vínculos entre o Conselho, as instituições de ensino e os profissionais da área. Já a conselheira Rosangela Arruda enfatizou o papel de iniciativas como o Encad na promoção de debates sobre os desafios do mercado e as transformações no cotidiano profissional.
Em sua participação, o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, defendeu uma administração que valorize as pessoas, a cooperação e a responsabilidade social. Também enfatizou o papel da empatia, da liderança e da gestão de conflitos na construção de ambientes organizacionais mais colaborativos.
O presidente também defendeu o papel dos administradores na transformação dos recursos e das potencialidades do país em desenvolvimento. Ainda comentou que a economia de carbono e os desafios da inteligência artificial podem gerar oportunidades para a profissão.
Mercado de Carbono
Com o tema “Administração Climática: compreendendo o mercado de carbono e obrigações regulatórias”, o Adm. Alexandre Barbosa, coordenador da Comissão Especial de Governança Climática e Sustentabilidade do CRA-RJ, abordou os impactos das mudanças climáticas nas organizações. Durante a apresentação, explicou conceitos relacionados ao mercado de carbono e às exigências regulatórias, além de discutir a integração da sustentabilidade ao planejamento estratégico e à tomada de decisões.
Segundo o palestrante, a atuação nesse campo exige a articulação de diferentes profissionais e competências. Ao explicar etapas de desenvolvimento, validação e monitoramento de projetos, Alexandre ressaltou o papel do administrador na coordenação de equipes, na organização da documentação, na análise de riscos e na avaliação da viabilidade dos investimentos. Também discutiu oportunidades relacionadas à eficiência energética e à redução de emissões, aproximando a agenda climática das decisões estratégicas das empresas.
IA e o fator humano
Em seguida, a conselheira Adm. Rosangela Arruda apresentou a palestra “Fator Humano em Tempos de IA”, com foco nas relações e nos comportamentos no ambiente organizacional. A administradora chamou a atenção para a necessidade de compreender as capacidades e limitações humanas, considerando aspectos emocionais, físicos e ambientais que influenciam o desempenho das equipes.
Entre os pontos abordados, Rosangela ressaltou a empatia, a criatividade, o julgamento ético, a responsabilidade e o aprendizado contínuo como pilares fundamentais que diferenciam o humano das máquinas. Defendeu que a tecnologia seja utilizada como instrumento de apoio à gestão, ampliando o tempo disponível para decisões que considerem o contexto e as pessoas envolvidas.
Homenagens
O encontro também contou com a entrega de moções de aplausos a personalidades reconhecidas por suas contribuições à Administração em Macaé e na região. As honrarias foram entregues pelo presidente Adm. Wagner Siqueira e pela delegada do CRA-RJ Janaína Ribeiro Peixoto Mothé.
Foram homenageados Ailton Silva Ferreira, Fábio Rosa Ventapane, Denise Cristina de Oliveira Nascimento, Thiago Gomes de Lima, Bruno da Silva Pierre, Alexandre Azevedo da Cruz e Caleb Santos.















