Por Érika dos Anjos|

Na última quinta-feira (6), o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro realizou a 30ª edição do Encontro de Professores e Coordenadores de Cursos de Administração (Eprocad), com tema “Educação Empreendedora”. Dezenas de profissionais da educação estiveram presentes à reunião on-line e ouviram as palestras dos Administradores Antonio Carlos Kronemberger, do Sebrae-RJ; Paulo Wilton, professor da Universidade de Vassouras; e Wagner Siqueira, diretor-geral da Universidade Corporativa do Administrador. O evento está na íntegra disponível na CRA-RJ Play.

O presidente do CRA-RJ, Adm. Wallace Vieira, abriu o evento ressaltando a tradicionalidade da instituição em discutir o ensino superior da Administração e a necessidade de reverter a crise atual.

“Vamos contribuir para melhorar os negócios e nos opormos à desaceleração da economia”, salientou Vieira, que foi sucedido pelo vice-presidente de Educação, Estudos e Pesquisa, Adm. Antonio Andrade:

“O empreendedorismo e a gestão não trabalham separadamente. Devemos buscar novas capacitações e qualificações que atendam as necessidades da sociedade, inclusive no ensino”, afirmou Andrade, também organizador do evento.

O primeiro palestrante, Adm. Antonio Carlos Kronemberger, falou sobre ‘Educação Empreendedora e a Experiência do Sebrae-RJ’, onde situou os expectadores sobre o panorama atual do empreendedorismo e depois falou sobre os projetos do Sebrae para a área.

Já o Adm. Paulo Wilton Câmara palestrou sobre ‘Educação Empreendedora e a Experiência de uma Incubadora’, onde desenvolveu sobre suas experiências no assunto, desde 2003, e salientou os diversos tipos de formas onde as empresas podem ser incubadas.

Por fim, o Adm. Wagner Siqueira fez uma retrospectiva do empreendedorismo até chegar ao ponto que estamos hoje e deu dicas do que podemos esperar no futuro.

“É preciso ensinar aos nossos alunos as novas competências da Economia 4.0. Mas é preciso – nessa imensidão de Brasil, já que somos o maior curso de graduação – também ensinar aos nossos professores que é preciso criar uma massa crítica de transmissão de conhecimentos capaz de produzir a mudança de nossas organizações públicas e privadas, capaz de trazer o país à contemporaneidade deste primeiro quartel do Século XXI”, destacou o diretor-geral da Universidade Corporativa do Administrador.

Para saber mais sobre a Educação Empreendedora, assista aqui a todo evento!