Pela estagiária Bárbara Gouvêa
Sob supervisão de Josué Amador | 

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro recebeu alunos do curso técnico profissionalizante para jovens e adultos (Proeja) de Técnico de Administração, do Colégio Pedro II, campus Centro. O objetivo da visita foi alinhar os conceitos ensinados em sala de aula com a rotina dos profissionais da área, além de proporcionar mais conhecimento sobre a profissão que os visitantes escolheram seguir.

O Adm. Wagner Siqueira, diretor-geral da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm) e conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, conversou com os estudantes durante o tempo que eles estiveram na sede do do CRA-RJ. Entre outras questões, ele falou sobre a importância do registro de Técnicos e Tecnólogos para o crescimento dos negócios no Brasil.

“A questão da sociedade brasileira é que ela precisa da contribuição do gestor, em quaisquer níveis em que ele está. […] Vocês têm uma oportunidade fantástica, vão fazer a diferença, eu não tenho dúvida. É claro que alguns vão preferir parar como técnico de administração, não tem problema e outros vão continuar estudando. Estamos no século do volte a escola”, disse o Administrador, reforçando que é necessário sempre buscar conhecimento por todos os meios possíveis. Como por exemplo, através da UCAdm – com mais de 250 cursos gratuitos para estudantes e profissionais registrados, para não se tornarem obsoletos no mercado de trabalho.

Para Vivian França, coordenadora pedagógica e professora de Administração, a visita foi uma atividade extremamente agregadora academicamente e profissionalmente para os estudantes. Ela explicou que ‘o intuito foi trazê-los aqui para se ambientarem com a futura profissão deles’ e ‘conhecerem qual é o órgão que rege essa profissão’.

Para os estudantes Gilmar Santos e Adriana Ellen, a experiência de visitar o CRA-RJ foi muito relevante para saber detalhes da profissão que exercerão e ver como aplicar os conhecimentos técnicos nos negócios já existentes.

“Eu aprendi a importância de um técnico de Administração, as áreas que podemos atuar, e a forma que ele é visto no mercado de trabalho. Eu já tenho 40 anos então a gente não sabe muito o que é a Administração e aqui foi esclarecedor e me mostrou a profissão que estou seguindo”, disse Santos.

“Tenho uma papelaria, então tudo que aprendi hoje vou agregar justamente no meu negócio atual. Então, vai ser uma forma de organizar tudo que eu tenho e colocar em prática tudo que eu aprendi aqui. Com a fala do Administrador Wagner Siqueira, é excepcional como a Administração vem do início de tudo e a gente não consegue perceber isso tão claramente”, disse Ellen.

Para os estudantes de Administração, e áreas conexas, que desejam um canal exclusivo, o CRA-RJ disponibiliza o blog Acadêmico. A plataforma reúne notícias, agendas de eventos para esse público, informações sobre vagas de estágio, entre outros conteúdos.

Quem deseja se registrar e ter acesso a muito mais benefícios, basta solicitar a Carteira do Estudante da Administração, por meio do Autoatendimento do CRA-RJ. O documento é digital, sendo enviado para o e-mail cadastrado.

Se sua instituição quiser realizar uma visita técnica ao Conselho, envie um email para [email protected]