Por Marcel Oliveira
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

Finalizando a semana de homenagens a grande Administradoras, trouxemos Gilda Nunes. Uma mulher de fibra e determinada, que deixou um legado para a profissão que perdura até hoje. Nascida em 6 de julho de 1945, ela se formou em Administração em 1970 e durante sua carreira assumiu cargos importantes como Diretora de Administração e Finanças da Fundação Escola de Serviço Público do Rio de Janeiro (FESP-RJ) e a presidência do CRA-RJ, em 1986, onde atuou em prol da categoria até seu falecimento em 1996. 

Ao tomar posse da presidência do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, Gilda fez história ao se tornar a primeira mulher a assumir esse cargo, e até o presente momento segue como única. Seu legado ficou marcado pela reestruturação organizacional do Conselho, por ter sido parte do planejamento do Encontro Brasileiro de Administração de 1986, e ajudado na realização do Fórum Internacional de Administração, em 1993.

Administradora de pulso firme e liderança nata, a carioca era a frente de seu tempo e vislumbrava o crescimento da profissão, por isso no final da década de 80 comprou o terreno para a sede própria do CRA-RJ, e, em 1992, a Casa do Administrador foi inaugurada, sendo esse mais um dos grandes feitos de Gilda Nunes. 

Gilda tinha um olhar apurado e em uma de suas célebres frases falou da importância da Administração para o mundo.

“O Administrador já chegou e é o futuro, com seu jogo de cintura para encontrar soluções, a alavanca para o desenvolvimento e para a felicidade do ser humano”.

Gilda nos deixou em 1996, mas seus ideais e feitos ficaram marcados nessa profissão tão importante. Como forma de homenagear essa Administradora que fez tanto pela classe diversos projetos levam o seu nome, como a Universidade Corporativa do Administrador – Centro de Educação Continuada Gilda Nunes. Em 2016, quando fez 20 anos de seu falecimento, o CRA-RJ também lhe prestou uma homenagem, que você pode assistir aqui.

Por tudo isso, Gilda Nunes é uma das Grandes Mulheres da Administração.