Por Bismark Alves
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

Beatriz Wahrlich é uma das grandes mulheres da história da Administração brasileira. Nascida em 1915, ela obteve o grau de Mestre em Administração Pública pela New York University em 1954. Autora de pelo menos 40 artigos e ensaios em revistas técnicas no Brasil e no exterior, seus feitos a garantem como uma das pioneiras na profissão. 

Beatriz Marques de Sousa Wahrlich foi diretora da Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sendo responsável por um processo democrático que garantiu liberdade de conteúdo e importantes convênios de assistência técnica entre a EBAP e as principais universidades americanas. Também lecionou na Escola do Comando e Estado-Maior do Exército, no Instituto de Administração e Gerência da PUC, dentre outras instituições.

Em um período em que raríssimas mulheres participavam de funções de gerência na Administração Pública, Beatriz exerceu vários cargos de diretora na esfera pública federal, em locais como Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp) e BNDE, atualmente conhecido como BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social. Publicou dois livros sobre Administração, ambos pela FGV, e produziu mais de 40 publicações utilizadas até hoje para o conhecimento e desenvolvimento de artigos sobre a área. 

Como experiência internacional, ela foi consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, participou de cerca de 20 congressos e conferências internacionais realizados na Europa, Estados Unidos, América Latina, África e Ásia, sob patrocínio do Instituto Internacional de Ciências Administrativas, da Organização das Nações Unidas (ONU), da Fundação Ford e de outras instituições.

Beatriz Wahrlich faleceu em 1994 deixando um legado de avanços sociais, estruturais e acadêmicos para a Administração Pública do Brasil. Como forma de homenageá-la, o CRA-RJ colocou seu nome na biblioteca do Conselho – a Biblioteca Beatriz Wahrlich – instalada no primeiro andar da Casa do Administrador, na qual profissionais e estudantes registrados têm acesso a livros, DVDs e periódicos sobre a Ciência da profissão. 

Dia da Mulher

Durante a semana, o CRA-RJ irá divulgar, através do portal e nas suas mídias sociais, a história de cinco mulheres importantes para a história da Administração brasileira. Além de Beatriz Wahrlich, são elas: Luíza Trajano; Tarciana Medeiros; Sônia Hess e Gilda Nunes. Acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre o seu Conselho.