O clima esportivo na Cidade Maravilhosa não acabou com o encerramento dos Jogos Olímpicos. O Rio de Janeiro ainda sediará as Paralimpíadas 2016 e a expectativa do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) é de que o evento será um sucesso.

Para o Adm. Wagner Siqueira, presidente do CRA-RJ, o bom investimento e o alto desempenho dos atletas paralímpicos são alguns dos fatores que farão com que a Paralimpíada cumpra o seu papel de espetáculo esportivo, com cunho de inclusão social. Na opinião dele, as Olimpíadas tiveram um saldo positivo, mas o que vem pela frente pode superar as conquistas de agora.

“Sob o ponto de vista do esporte paralímpico de alto rendimento, o resultado do Brasil é muito bom. O público vai assistir a um resultado ainda melhor do que tivemos nas Olimpíadas, porque há um grupo de abnegados dedicado a estas modalidades”, destaca o Administrador.

No entanto, o Adm. Wagner Siqueira chama a atenção para busca da acessibilidade diária para os portadores de necessidades especiais. Para ele, o é preciso trazer para a sociedade a experiência que se tem com os atletas paraolímpicos de alto nível para o cotidiano brasileiro.

“O que há é uma disparidade entre a atenção dada ao esporte e o investimento na acessibilidade do dia a dia. Igreja, cinema, teatro, enfim, as instalações físicas do Brasil não são adequadas aos portadores de necessidades espaciais. E não falo só de cadeirante, mas de todos os que precisam dessa atenção especial”, defende o Adm. Wagner Siqueira, lembrando ainda que o CRA-RJ investe em acessibilidade motora, com sua sede devidamente adaptada; acessibilidade digital, com a disponibilização de vários livros em audiobooks; entidade signatária do Pacto Global; dentre outras medidas.

Os Jogos Paralímpicos 2016 serão realizados entre os dias 7 e 18 de setembro deste ano, na cidade do Rio de Janeiro.