Por Érika dos Anjos|

Nos dias 9 e 10 de setembro, a comunidade de Administração fluminense presenciou um evento monumental. O ENCAD 2025 consolidou-se como um marco histórico ao celebrar o Jubileu de Diamante em uma edição memorável, realizada diretamente do Centro de Convenções da Bolsa de Valores. Com um formato híbrido que combinou a energia do encontro presencial com a abrangência do digital, o evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube e pela plataforma do CRA-RJ, alcançando um público massivo e superando a marca de 5.000 visualizações. Além disso, mais de 820 pessoas estiveram presenciais no evento com o tema central “Transições: Ainda estaremos aqui”.
A programação do ENCAD 2025 foi um reflexo fiel dos desafios e das oportunidades do nosso tempo, proporcionando debates de altíssimo nível. Os painéis abordaram temas cruciais, como o “Impacto das Tecnologias nos Modelos de Gestão”, que mergulhou na aplicação prática da IA, e as “Realidade e Perspectivas do Trabalho”, que discutiu as novas carreiras e a liderança no mundo híbrido. O evento também provocou os gestores com o tema “Organizações Ambidestras” e trouxe à tona discussões de grande impacto social e econômico, como “As Faces do Empreendedorismo” e o “Fórum Brasil x Peru”, que discutiu a Rota Bioceânica.
Para dar vida a debates tão relevantes, o ENCAD 2025 reuniu um time de especialistas de renome. A presença de nomes como Adm. Wagner Siqueira, Alfonso Velasquez, André Luiz Fonseca, Aspásia Camargo, Dra. Cristiane Viegas, Fabrini Andrade, Fábio Rosé, Hector Gusmão, Janine Trambaioli, Marcelo Paluma, Monica Romero e Renato Senna garantiu a profundidade e a pluralidade de visões que marcaram o sucesso do evento.
Desde a década de 80, o CRA-RJ, sob a liderança do presidente Administrador Wagner Siqueira, visa estudar a dimensão gerencial e mundo das organizações explorando as características de figuras históricas ou ficcionais. a partir desta ideia, já foram encenadas obras imortais como “Rei Lear”, de Shakespeare; e “Casa de Bonecas”, de Ibsen. Para abrilhantar ainda mais o Encad 2025, foi escolhida a apresentação da peça “O Mercador de Veneza”, também do ‘bardo inglês’. Logo depois, houve o debate analisando a contribuição da arte para os diagnósticos e propostas de executivos, de profissionais de organizações, de estudiosos e estudantes de administração, de professores e de alunos às de especialistas e de intelectuais, de artistas, de produtores e de operadores em atividades culturais.
2ª OBAdm

Ao final dos dois dias, ficou claro que o ENCAD 2025 foi muito mais que uma celebração. Foi um catalisador de ideias, uma vitrine de tendências e um ponto de encontro vibrante para toda a comunidade administrativa. O sucesso de público e a celebração de novos talentos reafirmam a força da profissão, deixando um legado de conhecimento e inspiração para os desafios do mundo que nos espera.
Também para celebrar os 60 anos da Administração, o CRA-RJ realizou uma cerimônia ecumênica na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no dia 12/09/2025, às 9h30. com intuito de celebrar a jornada de uma profissão que, com fé e propósito, construiu pontes e moldou o futuro do nosso país, a solenidade contou com uma missa de ação de graças ministrada pelo padre Arthur José Torres da Conceição, a participação do babalorixá Pedro de Jagun e, representando a comunidade muçulmana, Mohamed Saidul. Estiveram presentes diversos profissionais e funcionários da instituição.
Ainda como parte central das comemorações dos 60 anos da profissão, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu uma sessão solene em homenagem ao Jubileu de Diamante da Administração. A cerimônia, conduzida pelo deputado estadual André Corrêa, teve como objetivo honrar a contribuição da categoria para o estado, culminando com a entrega de moções e medalhas a 30 administradores fluminenses de notável destaque. A homenagem formalizou o reconhecimento público à importância estratégica dos profissionais de Administração.
Iluminações
Em uma bela iniciativa de nossos delegados, monumentos de diversas cidades do interior do estado foram iluminados de azul, a cor da Administração. As cidades representadas foram Teresópolis, Petrópolis, Niterói, Macaé, Três Rios, Volta Redonda, Angra dos Reis e Bom Jesus do Itabapoana.







