Por Gleici Monteiro
Sob orientação de Érika dos Anjos 

A Comissão de Direitos Sociais da Associação Brasileira de Advogados (ABA) vai promover nesta quarta-feira (09), às 16h, no Instagram, uma mesa redonda sobre o projeto ‘Geração Prateada’, um programa de governo que visa a empregabilidade e o empreendedorismo para população com mais de 60 anos. O evento tem o apoio do CRA-RJ e do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Faculdade Cesgranrio.

O principal objetivo da live é explicar um pouco sobre o que é o projeto para a terceira idade, além de refletir sobre como as dificuldades de inserção no mercado de trabalho e a falta de políticas de incentivo ao empreendimento influenciam essa demanda. Segundo Thaís de Siqueira Campos Azevedo, membro da Comissão de Direitos Sociais da ABA e responsável pela organização do evento, “as estatísticas do IBGE indicam que essa parcela da população vem sofrendo preconceitos e não consegue ser aceita pela sociedade. O projeto vem para abrir espaço para essas pessoas. Nós precisamos desmistificar esse prejulgamento e entender que a geração 60+ ainda tem muito a contribuir com as empresas e com a economia do país.” 

A live também terá a participação do Adm. Reinaldo Faissal, coordenador da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ, que atuará como mediador;  a advogada especialista em Direito e Processo do trabalho e presidente da Comissão de Estudos e Direitos Sociais da ABA, Fernanda Prado dos Santos; e Fernando Potsch, psicólogo e mentor de startups e negócios inovadores.

O projeto ‘Geração Prateada’ foi idealizado pela Secretaria de Trabalho e Renda (Setrab) do Governo do Estado do Rio de Janeiro, integra o ‘Programa 60+’ e tem como objetivo estimular a criação de políticas voltadas para contratação de trabalhadores com mais de 60 anos. No início de maio deste ano, a campanha lançou uma cartilha onde destaca todos os benefícios da contratação de trabalhadores dessa faixa etária, além de informações sobre os direitos como recolhimento de INSS e FGTS.

“Os idosos continuam no mercado de trabalho por necessidade ou escolha pessoal, voltando às salas de aulas, se reinventando a cada dia. São provedores únicos ou parciais de dezenas de famílias. Por isso, esse debate e o fomento às oportunidades para geração prateada é tão necessário”, disse Nélio Georgini, coordenador da iniciativa, à imprensa do Governo do Estado.

O evento será transmitido ao vivo, a partir das 16h, no Instagram oficial da comissão: @direitosociais_aba. Acesse o link, ative as notificações de live da página e não perca!