O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoveu a palestra “Logística para Pequenas e Médias Empresas” no dia 15 de outubro, no auditório Adm Gilda Nunes, Adm. Hélio Meirim, que apontou os melhores caminhos para que as empresas de menor porte consigam atender bem seus clientes.
De acordo com Meirim, a intenção de debater o assunto surgiu durante conversas com empresários sobre a entrega de produtos e serviços ao cliente final. Em certo momento, um deles disse só era possível ter plano de logística em grandes empreendimentos, o que provocou a necessidade de reflexão.
“Eu disse para meus amigos que havia como aplicar a logística em pequenas e médias empresas e um deles me perguntou como. Eu ainda não sabia exatamente a resposta, mas comecei a me dedicar ao tema e a desenvolver estratégias adequadas”, disse.
Segundo Meirim, para evitar maiores problemas no percurso entre a solicitação do produto e sua entrega, é preciso que haja a melhor comunicação possível entre todos os setores. Pois, às vezes, o empresário e o gerente sabem o que e como o cliente quer alguma coisa, mas não transmitem a informação para toda a equipe. Logo, em alguma etapa haverá problemas, o que refletirá no prazo de entrega.
“Um pai que compra um brinquedo para o dia das crianças, por exemplo, não quer recebê-lo no dia 5 de outubro, porque ficará com pena do filho e entregará antes do tempo. Mas também não quer a mercadoria no dia 13. Ele quer tê-la em mãos no dia 11. Cabe ao empresário fazer isso acontecer”, argumentou Meirim.
Outro ponto que o palestrante destacou é a necessidade de o empreendedor sempre ouvir o que o comprador final deseja para se adequar à realidade dele e da comunidade onde ele reside ou atua.