O número de registros de empresas no Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro aumentou 356, 4% no ano de 2016, em comparação a 2015, quando foram registradas 241 pessoas jurídicas. Já em 2016, o total foi de 859 novos registros, contados até o dia 26 de dezembro. O destaque é para tecnologia de ponta e o cruzamento de dados utilizado na gestão do CRA-RJ, nesse período, trazendo muitos bons resultados para a categoria, seja pessoa física ou jurídica.

O sistema de fiscalização prospectiva do CRA-RJ possibilitou maior identificação de empresas atuantes nos diversos segmentos da Administração, mas que não eram registradas. O superintendente do CRA-RJ, Adm. Leonardo Fuerth, ressalta que ‘além do registro empresarial, as pessoas jurídicas são obrigadas a contratar profissionais de Administração igualmente registrados no CRA-RJ’, o que amplia as oportunidades para Administradores e Tecnólogos.

“A ação da Fiscalização do Conselho alcança qualquer tipo de empresa, seja ela pública ou privada, pequena, média ou grande, indústria, comércio, setor público, organizações com ou sem fins lucrativos. Essa atuação é fundamental para que o empregador e a sociedade tenham a certeza de que as atividades de Administração estão sendo exercidas por profissionais legalmente habilitados para tal”, destaca Fuerth.

O chefe da Fiscalização, Adm. Leonardo Marques, explica que há diversas fontes para se identificar irregularidades no mercado. Entre elas, Diário Oficial, Junta Comercial e denúncias feitas por meio do site. Com o cruzamento de dados, a eficiência da fiscalização aumentou ainda mais.

“Nós abrimos um processo administrativo e enviamos um ofício à empresa, solicitando alguns documentos-chaves. A partir daí, podemos analisar se a Administração está sendo desempenhado ou não. Verificamos também o quadro de funcionários dessa organização para sabermos se há alguma área privativa do Administrador, caso exista e esteja ocupada por profissional alheio a Administração, solicitamos a regularização imediata”, explica Marques.

Resultados anteriores

O CRA-RJ fez um levantamento dos novos registros no início do ano e constatou o aumento de 426%, na média mensal, entre janeiro e abril. A comparação havia sido com todo o ano de 2015. Até aquele momento, havia o registro de 348 empresas, além de outros 56 pré-cadastros.

Tais resultados já demonstravam o êxito da Fiscalização no ano de 2016, resultando em 356,4% de crescimento anual.

Em suas explanações, o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, sempre destaca a necessidade de todo o Sistema CFA/CRAs acompanhar as evoluções tecnológicas, bem como as transformações sociais que têm ocorrido de forma cada vez mais rápida. Para ele, aprimorar os métodos de Fiscalização é crucial para garantir a reserva de mercado para os profissionais de Administração devidamente registrados.