O conceito de coaching e suas vantagens no mundo organizacional ainda são uma incógnita para a maioria dos profissionais e estudantes. A especialista em treinamento e coach,   Clara Giglio, esteve na sede do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro para ministrar a palestra “Coaching – Transformando seus sonhos em metas” e educar o público sobre o tema.

Clara contou dos métodos de trabalho entre o coach (treinador) e o coachee (cliente) e explicou como o processo de coaching beneficia a produtividade da empresa. Além disso, falou que o treinamento geralmente é direcionado ao gestor da organização, mas as formas de interação entre toda a equipe também evolui.

“No final do processo, os membros da equipe relatam que o desenvolvimento das atividades fica mais fácil e o relacionamento entre os colaboradores melhora. Esses benefícios afetam positivamente a produtividade da empresa”, narrou Clara.

A palestrante também relatou a parte pedagógica do coaching, como o profissional deve ensinar seu cliente a aprender sobre si mesmo e, assim, se desenvolver. A confiança entre os envolvidos também é fundamental para que os métodos sejam bem-sucedidos.

“O autoconhecimento é a premissa para o autodesenvolvimento. Eu só posso estabelecer e realizar mudanças se eu sei o que precisa ser mudado”, disse.

Clara também comentou a distinção entre sonhos e metas. Ela explicou que um sonho é algo muito mais subjetivo, enquanto uma meta é específica.

“O sonho sequer tem a pretensão de se realizar, pode ficar na base da utopia. Já a meta é um objetivo. Utilizamos a palavra sonho sem nos darmos conta do que ela realmente significa”, avaliou.

Ao final da palestra, a coach conduziu os convidados a uma dinâmica de interação, em que esclareceu dúvidas e curiosidades sobre as faces do coaching.

IMG_0140 IMG_0128 IMG_0127 IMG_0107