O palestrante Adm. Sandro Reis esteve na sede do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeira no dia 7 de novembro para a palestra “Empregabilidade e Gestão de Carreira” na qual ressaltou a necessidade dos profissionais saberem adaptar-se às novas mudanças do mercado de trabalho.

Sandro falou do modo como os profissionais devem se planejar e como é importante traçar uma meta concisa para a construção de uma carreira sólida.

“Como consolidar minha carreira? Quais são os meus objetivos? O que de fato eu pretendo atingir na minha trajetória? São perguntas que o profissional deve fazer para correr atrás do sucesso e trazer benefícios para ele,   afirmou.

Sobre a nova geração de formandos,

“Tamanha qualificação profissional não tem sido encontrada. Isso precisa ser trabalhado, já que o quadro econômico é favorável e tende a continuar assim”, disse.

Outro ponto debatido foi as habilidades necessárias para sobressair na competitividade de mercado. Sandro apontou que é preciso uma somatória para se alcançar bons resultados.

“Em relação ao cunho técnico, é preciso estar preparado na sua área,  definir qual o seu objetivo e quais as qualificações você deve buscar para alcançá-lo. Além disso, o cunho comportamental é ainda mais essencial, pois envolve o autodomínio. O profissional deve saber permear por variados ambientes, trabalhar em equipe, e ser equilibrado, o que demonstra capacidade de liderança”, ensinou o Adm. Sandro Reis.

Quanto aos graduandos, por mais que sejam sedentos por aplicar suas teorias na prática, o Administrador advertiu que hoje em dia a maioria é ainda muito impaciente e perde pontos com isso.

“Ao entrarem na aldeia empresarial, precisam ser mais equilibrados e estarem atentos às oportunidades. Nos estágios, por exemplo, o ideal é que ele se alie aos outros profissionais mais experientes, em vez de confrontá-los”.

Para os Administradores, o palestrante contou da dificuldade de eles próprios administrarem sua vidas pessoal e profissional, mas que é possível.

“Não é fácil, na verdade é um grande desafio. Um planejamento estruturado é fundamental, botar no papel metas, claras e autofactíveis, e em quanto tempo serão alcançadas, porque tudo tem um tempo. Estudantes e profissionais devem estudar muito, continuamente, sempre ler e procurar qualificação constante”, finalizou.

DSC03342 Sandro Reis1 Sandro Reis2