Por Gabriel dos Anjos
Sob supervisão de Érika dos Anjos|

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou as obras do Porto Maravalley, um polo de startups de empresas de alta tecnologia. O espaço, em alusão ao Vale do Silício americano, será localizado em um galpão da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCpar) cedido pelo município. A conclusão das obras está prevista para o fim do primeiro semestre de 2023.

O projeto é voltado para empresas de dez diferentes áreas de atuação, como energia, biotecnologia, saúde, varejo e economia criativa. Para atrair as entidades, o município já oferece ISS reduzido (de 5% para 2%) para empresas especializadas que se instalarem na região. 

Uma das primeiras instituições a se instalar no local será o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que oferecerá em 2023 seu primeiro curso de graduação, com duração de quatro anos, nas áreas de matemática, ciência da computação, ciência de dados ou física. 

Após a inauguração, o espaço ficará sob responsabilidade de um conselho de governança com autonomia de gestão. A iniciativa espera atrair cada vez mais empresas da área de tecnologia para a cidade do Rio de Janeiro, mercado considerado pouco explorado no município. 

Saiba mais clicando aqui.