O presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro,     Adm. Wagner Siqueira,   foi convidado a palestrar na Reunião Cultural promovida pelo Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Administração (Geda),   na tarde do dia 3 de dezembro, no Clube Naval do Rio de Janeiro.

O Adm. Wagner Siqueira apresentou a palestra “A Questão da Política e do Administrador”, onde  abordou questões históricas da política brasileira e apontou suscetíveis desdobramentos do cenário fraudulento em que o Brasil vive atualmente.

DSC04048“Um país que não aprende com sua experiência está condenado ao fracasso. Nós vivemos um presiden mo de chantagem e não de coalizão, no cenário político brasileiro”, declarou.

Dentre os assuntos discutidos, o presidente do CRA-RJ também comentou sobre os orçamentos realizados no país, ilustrando com o planejamento orçamentário nos Estados Unidos, onde o presidente americano não pode mexer em nenhum centavo do que foi planejado, ou seja, ele aprova e cumpre o orçamento sem alterá-lo.

“Dizem que o orçamento brasileiro é uma ficção. Eu costumo dizer que é muito mais do que uma ficção, é uma fraude. Por que se o Chefe do Executivo superestimar as despesas e subestimar as receitas, o orçamento passa de 100%. Nunca se desmoralizou tanto uma instituição quanto hoje”, declarou o Adm. Wagner Siqueira.

Reunião desenvolve estudo da Administração

A abertura da reunião foi feita pelo Adm. Edgar Passeri, um dos membros do Geda, que falou sobre a missão do Geda.

“Somos é um grupo de voluntários formados a fim de estudar, discutir, ampliar e difundir os conhecimentos aplicados a Ciência da Administração, para contribuir com a melhoria da cultura específica no Brasil”, disse.

O presidente do Geda, o Adm. Jorge Cunha Faria,  ressaltou que foram observadas carências enormes na aplicação das funções da ciência da Administração no Brasil.

“A nossa preocupação em contribuir com o aprimoramento da Administração, uma condição do GEDA, tem nos motivado a convidar especialistas no assunto com intensa vivência na gestão empresarial e pública”, declarou o presidente do grupo referindo ao Adm. Wagner Siqueira.