Foto: Thiago Freitas

Com mais de 1000 pessoas presentes, o XXVI Encontro Brasileiro de Administração começou hoje (6) no Centro de Convenções Bolsa do Rio. Os presidentes do Conselho Federal de Administração, Adm. Wagner Siqueira; e o presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, Adm. Leocir Dal Pai, foram os responsáveis pelos discursos da cerimônia de abertura. O Adm. André Luís Saoncela da Costa, diretor da Câmara de Relações Internacionais e Eventos do CFA completou a mesa.

O Adm. Leocir Dal Pai saudou todos os presentes e ressaltou o perfil vanguardista do Rio de Janeiro de criar grandes momentos para a Administração e de ratificar a importância das decisões nacionais.

“Este evento, o XXVI Enbra é o primeiro que o Sistema CFAS/CRAs realiza após tão importante decisão da inclusão de Técnicos de Administração, mestres e doutores em seus registros. Um momento único da nossa profissão”, garantiu o presidente do CRA-RJ.

Já o Adm. Wagner Siqueira, fez um relato da situação do Brasil perante as mudanças trazidas pelas inovações desde o século 19 até os dias atuais, com a chegada da 4ª Revolução Industrial, demonstrando o papel fundamental dos gestores em cada um dos quadros.

Foto: Thiago Freitas

“Na crise de 1929 (crack da Bolsa), o Administrador teve papel decisivo na saída do buraco em que entraram as instituições. Na que estamos agora em 2018, ainda retardatários que somos da crise de 2008, é preciso que o profissional de Administração mais uma vez saiba refazer seu desempenho. Tudo vai depender se soubermos rever nossos conceitos e não mantermos as velhas práticas, já superadas das últimas 3 décadas”, garantiu o presidente do CFA, afirmando ainda que é preciso que o cidadão tome seu lugar nos desafios que se colocam ao país. Dentre eles, a identificação do interesse público:

“Pensar o presente e entender o passado para construir o futuro. Descobrindo sempre que o conceito de interesse público precisa ser logo equacionado. Precisamos de um cenário onde o cidadão deve ter o protagonismo, não um burocrata. É o Estado a serviço do cidadão”, determinou.

A abertura ainda teve um momento emocionante com um vídeo em homenagem ao Adm. Abílio Thomaz de Freitas, ex-presidente do CRA-RJ, que faleceu no dia 30 de julho, levando muitos dos presentes às lágrimas.

O XXVI Enbra continuou com a primeira palestra “O que se espera da Quarta Revolução Industrial: Torne-se um Revolucionário”, com Ronaldo Fragoso. O evento está sendo transmitido ao vivo pela CRA-RJ Play e pela Rádio ADM RJ.