Por Érika dos Anjos |

Nesta quinta-feira (07), a sede do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro recebeu a visita de Marcelo Linguitte, responsável pela área de Parcerias estratégicas e mobilização de recursos da Rede Brasil do Pacto Global, entidade a qual o CRA-RJ é signatária desde 2012. Linguitte conversou com o presidente Adm. Wallace Vieira e com o superintendente Adm. Leonardo Fuerth sobre a importância de estreitar o relacionamento entre as instituições e sobre futuros planejamentos.

Durante a conversa, o Adm. Wallace Vieira falou sobre o histórico de trabalho entre CRA-RJ e o Pacto Global, que culminou com o Enbra de 2012 e posteriores projetos em conjunto.

“Lá no Enbra, o Pacto Global nos permitiu ter expositores do mais alto gabarito, em seu apogeu técnico. E até hoje o relacionamento entre as duas instituições permanece graças aos interesses em comum dew identidade social. Por isso, vejo como excelente essa iniciativa de apertarmos os laços mais uma vez”, salientou o presidente.

Já Linguitte descreveu alguns do projetos para o próximo ano e a próxima década, com a chamada ‘Agenda 2030’, que pretende enfatizar alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que direcionam a atuação do Pacto Global.

“Devemos ter um foco maior em projetos de alto impacto, para as empresas e organizações signatárias que querem desenvolver esse tipo de projeto. Apesar de trabalharmos diretamente com empresas, nosso grande objetivo é que elas contribuam para o desenvolvimento sustentável através da incorporação dos ODS. Outra questão que posso destacar, é o aumento da participação de CEOs e presidentes de empresas nesse processo do Pacto Global, que além de decidir os rumos das suas organizações, também servem de exemplo para seus pares”, adiantou o executivo.

Também foi citada a aproximação direta com o CRA-RJ e os profissionais da Administração, com os projetos que serão produzidos entre ambas as instituições.

“Empresas, profissionais e estudantes que fazem parte do Conselho têm contribuição fundamental. Afinal, estarão administrando as empresas, sendo os gestores da organizações que vão gerar o impacto socioambiental que a gente espera. […] Estamos discutindo várias alternativas, mais conhecimento, ferramentas e contatos que possam aprimorar suas atividades. Até porque, o tema sustentabilidade é algo que já faz parte do cotidiano, mas continua sendo um desafio para os profissionais que querem se qualificar”, definiu Linguitte, que também conheceu os auditório Adm. Gilda Nunes, os estúdios e a sede física da Universidade Corporativa do Administrador.

A Rádio ADM RJ realizou uma entrevista exclusiva com o profissional do Pacto Global. Para ouvi-la na íntegra, clique aqui.