Comunicação CRA-RJ|

A projeção de que o home office será uma saída para os trabalhadores do país já está deixando de ser uma ideia de futuro. De acordo com um levantamento produzido pela Catho, constatou que 25% dos profissionais usam o recurso e trabalham em casa pelo menos uma vez por semana. Além disso, não é necessariamente realizada em casa a jornada de trabalho, já que foram citados  ‘lugares alternativos’ – cafés, lanchonetes e parques – como referência.
Quanto à periodicidade, os profissionais executam o serviço remoto: uma vez por semana (9%), de uma a duas vezes por semana (6%), de duas a três vezes por semana (3%) e mais de três vezes por semana (7,5%). Já em relação à produtividade em home office, para 72% os impactos são positivos, enquanto para 24,5% são neutros. Com isso, percebe-se claramente o avanço desta forma de trabalho e é preciso que os setores de Recursos Humanos das organizações fiquem atentos ao fato.
“O RH precisa estar preparado para investir em benefícios que combinem com essa nova geração como por exemplo, horários flexíveis e produção remota, o home office, pelo menos em alguns dias do mês. Propor desafios, porque essa geração gosta de ser desafiada e precisa desenvolver capacidades que os façam sentir ‘que fazem a diferença’. Eles se sentirão felizes se perceberem que estão contribuindo com os resultados da empresa com o seu conhecimento”, disse a Adm. Rosangela Arruda, membro da Comissão Especial da RH do CRA-RJ, em entrevista sobre a estrutura que será necessária para acondicionar a geração ‘millenials’ nas instituições.

Essa também é a opinião de Maiara Tortorette, gerente da Catho, que afirma que a relação entre empresa e funcionário será construída por meio de resultados e entregas, sem ter como base as tradicionais 44 horas semanais dentro de um escritório.

“A inserção desse modelo de trabalho será inevitável, principalmente com a expansão dos negócios ligados à área de tecnologia”, salientou.
Educação continuada
Se para o trabalho à distância está em franco crescimento no país, a educação continuada a distância já é uma realidade há anos. A Universidade Corporativa do Administrador, braço educacional do CRA-RJ já existe há mais de 5 anos e conta atualmente com quase 38 mil alunos nos mais de 250 cursos oferecidos gratuitamente para profissionais registrados e estudantes da Administração em área como Marketing, Recursos Humanos, Liderança, Logística, Excel e até Português/Inglês.
Acesse ucadministrador.adm.br e confira!